Dia da Água é celebrado com ações do Museu do Mar em escolas de Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

WhatsApp Image 2022 03 22 at 19.37.44

A importância da água para a vida já pode ser percebida bem cedo. Prova disso é o que pensa Franciele Ferreira, de 10 anos. ???Eu já sabia que a água é importante porque a gente não vive sem ela???, disse a garota, que nesta terça-feira (22), no dia Mundial da Água, participou da ação realizada pelo Museu do Mar Aleixo Belov, na Escola Laboratório (Escolab) do Subúrbio 360, em Coutos. A iniciativa é fruto de uma parceria com a RedeMar, Salvamar e o Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal de Salvador, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED).

A equipe educativa do Museu do Mar, coordenada pela museóloga ??tiennette Bosetto, apresentou palestra sobre a importância da preservação ambiental das águas e os males do lixo, além de promover oficinas, realizadas pela manhã e à tarde.

A primeira oficina, promovida pelo Salvamar, foi de primeiros socorros; a segunda sobre nós náuticos, feita pela equipe do museu; já a Gepa realizou uma exposição de animais, com espécies empalhadas e cobras vivas, para falar sobre a importância de proteger a fauna e a flora. 

???A gente planta essa sementinha desde pequeno, sobre a conservação e da preservação dos animais. O foco é conversarmos sobre a importância das águas no nosso dia a dia. Como o museu fala das águas em geral, nada mais justo do que falar da preservação???, destacou a museóloga. 

A Secretária Municipal de Educação (SMED) completou a programação com uma contação de histórias e uma aula de alongamento corporal. Franciele Ferreira, 10, participou de tudo e disse que sua parte favorita foi a oficina de primeiros socorros.

???Gostei da aula com o salva-vidas, porque a gente aprendeu várias coisas, de como fazer para não se afogar, fizemos vários testes e eles ensinaram o número da ambulância. Foi um monte de coisa que eu não sabia???, contou a estudante. 

Para Fabiane Santana, 10 anos, a atividade que chamou mais sua atenção foi a exposição de animais, com espécies empalhadas e cobras vivas. Foi a primeira vez que ela viu alguns dos animais silvestres de perto e não escondeu a alegria com a novidade.

???Eu achei tudo legal, descobri que a água é importante para a nossa vida e para os animais. Gostei muito da parte que a gente mexeu na cobra, porque eu nunca tinha visto uma cobra na vida e agora eu já vi duas???, destacou Fabiane, muito contente.

A Escolab 360 é uma escola de contraturno, que recebe alunos após as aulas regulares. Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Patrícia Moreira Simões, durante a ação em comemoração ao Dia da Água, 360 alunos participaram das atividades.

A programação recebeu alunos de 6 a 13 anos das escolas municipais da região do Subúrbio. Pela manhã, 150 crianças estiveram no local, das 8h às 12h, e à tarde, mais 150 participaram das atividades, entre 14h e 17h. 

???Nós queremos trabalhar neles a preservação do ambiente, primeiro do ambiente que eles moram, em seguida o da escola e o lugar maior, que é o planeta, os mares, as águas, do ambiente mais próximo até o macro, que é realmente o cuidado com o planeta???, explicou a coordenadora pedagógica.

O representante da SMED na ação, Píton Miranda, destacou que o projeto é para promover a conscientização das crianças, para além da celebração da data. ???Precisamos nos  responsabilizar pelo que fazemos faz com a água, despertando nas crianças o interesse em atividade que são focadas nela???. 

A segunda unidade de ensino a receber as ações será a Escola Municipal de Ilha de Maré, na Praia Grande, no dia 29 de Março. 

*Com a orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Imagem mostra furto de carro em rua de cidade da Chapada Diamantina

Furto de veículo em Morro do Chapéu é registrado na madrugada; suspeito é procurado Meta description: Polícia de Morro do Chapéu investiga furto de...

Operação prende acusado de executar rivais do tráfico de drogas no Extremo Sul da Bahia

Um homem, de 35 anos, foi preso acusado de cometer homicídios por disputas pelo tráfico de drogas em Nova Viçosa, no Extremo Sul baiano....

Lojistas e policiais militares são alvos de operação contra venda de armas a facções criminosas

Deflagrada na manhã desta terça-feira (27), a segunda fase da Operação Fogo Amigo tem como alvo uma organização criminosa especializada na venda ilegal...