BID Lab e Cubo Itaú lançam 3ª turma do BID ao Cubo, edição Norte e Nordeste

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

bid cubo

Estão abertas até 10 de abril as inscrições para o BID ao Cubo Norte e Nordeste, programa desenvolvido pelo Cubo Itaú,  mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, e o BID Lab, laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é facilitar canais de conexão e oportunidades para startups com soluções inovadoras, de uso intensivo de tecnologia, com escalabilidade e impacto social e/ou econômico..

Considerando que a diversidade é pilar central do programa, iniciativas fundadas por mulheres, empreendedores pretos e integrantes da comunidade LGBTQIA+ são fortemente encorajadas a participar. 

O BID ao Cubo Norte-Nordeste já fomentou 55 startups desde a sua primeira edição, em 2020, com excelentes resultados. 

???Essa é uma iniciativa que consegue potencializar as forças de cada um dos parceiros para a geração de negócios. O resultado são casos de sucesso, como o da Ti.Saúde, que acabou de ser adquirida pelo Grupo DPSP, detentor da Drogaria Pacheco e São Paulo”, explica Renata Zanuto, co-head do Cubo Itaú.

Após as duas primeiras edições, algumas empresas que participaram do BID ao Cubo foram vendidas ou receberam investimentos importantes, como é o caso da baiana Kinvo, participante da primeira edição, vendida por R$ 72 milhões para o BTG Pactual. Ano passado, a pernambucana Akintec passou a receber aportes do NuBank para operar nas periferias e recebeu mais de R$ 100 mil do programa Google for Startups, além do prêmio Female Scale.

Em 2021, startups de impacto social tiveram importantes representantes no BID ao Cubo, como a “Mete a Colher”, dedicada ao combate à violência doméstica, e a Afrosaúde, que conecta médicos negros a pacientes em todo o Brasil. 
“Ficamos muito felizes em participar. Foi um baita programa. Os matchmakings foram uma das nossas fases favoritas e ter a oportunidade de contribuir para o fomento da inovação nessas regiões foi empolgante”, conta Arthur Lima, CEO da AfroSaúde.

Morgan Doyle, representante do BID no Brasil, destaca a importância das regiões Norte e Nordeste para o trabalho do Banco e o quesito de diversidade do programa, reforçando que questões de gênero e diversidade estão entre os pilares da Visão 2025 do BID para uma recuperação econômica mais inclusiva e sustentável. 

???Ficamos felizes em ver que na última edição do programa mais de 50% das startups tinham mulheres no quadro de fundadores e observamos também um aumento de quase 20% no número de inscrições de startups com pessoas negras em relação à primeira edição. Esses números traduzem a diversidade dos ecossistemas locais???, explica.

Durante oito semanas, as 15 startups selecionadas terão a oportunidade de se conectar à rede do Cubo e do BID Lab, e a outros ecossistemas relevantes concentrados em São Paulo, como centros de tecnologia, espaços de co-criação, investidores, mentores e outras pontas da cadeia.

Interessados devem fazer a inscrição pelo site

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vítima fatal: motorista de lotação não resiste aos ferimentos após acidente grave no fim de semana na BR-101

Teixeira de Freitas: O motorista Clério Sales Santos, 67 anos, natural de Alcobaça, morreu nesta segunda-feira, 22 de dezembro, no Hospital Estadual Costa...

Ivana diz que AL-BA não foi notificada sobre decisão do TJ-BA que impedia votação da indicação de Josias ao TCE

Ivana Bastos, presidenta da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), afirmou que a Casa não recebeu comunicação oficial sobre a decisão do Tribunal de...

Japão autoriza retomada da maior usina nuclear do mundo quase 15 anos após Fukushima

Japão aprova retomada da maior usina nuclear do mundo, abrindo caminho para que operações no complexo Kashiwazaki-Kariwa voltem a ocorrer. Localizado a cerca...