ANP faz operação e fecha cinco postos de gasolina por fraude em BH

Publicado:

Onze postos de combustíveis foram multados e outros cinco fechados em Belo Horizonte depois da operação feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) entre os dias 7 e 17 de março, em Minas Gerais. Nesta sexta-feira (18/3), os resultados da fiscalização foram divulgados. 

Em Minas, a ANP esteve nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Divisópolis, Palmópolis, Almenara, Governador Valadares, Montes Claros, Patrocínio, Betim, Romaria e Monte Carmelo.

Foram fiscalizados 191 agentes econômicos, entre postos de combustíveis e revendas. Nas ações, foram feitos 710 testes de qualidade e verificados 969 bicos abastecedores, resultando em 42 autuações e nove interdições.

As interdições foram por bomba baixa, etanol hidratado, combustível fora das especificações da ANP, problemas de segurança em revenda de GLP e revenda de GLP sem autorização da agência.

As demais autuações foram por motivos diversos, como painel de preços em desacordo com a legislação, abastecimento em recipiente irregular, ausência de instrumentos de análise da qualidade dos combustíveis (teste que pode ser exigido pelo consumidor), equipamento para o teste de volume em desacordo com a legislação e posto cadastrado como bandeira branca ostentando marca comercial de distribuidora.

 Confira o balanço

 Belo Horizonte: 11 autuações e 5 interdições
 Contagem: 8 autuações, sem interdições
 Divisópolis: 1 interdição de revenda de GLP sem autorização da ANP
 Palmópolis: 1 autuação com interdição por ausência de extintores de incêndio
 Almenara: 2 autuações, sem interdições
 Governador Valadares: 9 autuações e 2 interdições
 Montes Claros: 6 autuações, sem interdições
 Betim: 5 autuações, sem interdições

No Brasil, foram realizadas ações em mais de 170 cidades de 22 unidades da Federação, nas cinco regiões do país. No total, foram fiscalizados mais de mil agentes econômicos, principalmente postos de combustíveis e revendas de GLP (gás de cozinha), que são os estabelecimentos com os quais os consumidores possuem contato direto.

 

Os fiscais executaram mais de 4.500 testes de qualidade dos combustíveis e verificaram mais de 10 mil bicos abastecedores.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto de Santos bate recorde após ‘tarifaço’ de Trump e movimenta mais de 17 milhões de toneladas em julho

No mês de julho, o Porto de Santos alcançou um marco impressionante: mais de 17 milhões de toneladas movimentadas. Essa conquista, que a...

Dólar fecha estável com espera pela resposta de Trump à prisão de Bolsonaro

Na última terça-feira, o dólar à vista apresentou um fechamento praticamente estável, cotado a R$ 5,5060, com uma leve queda de 0,01%. O...

Haddad comenta pressão de multinacionais e diz que país não pode ‘nem sonhar em privatizar o Pix’

Durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou uma posição firme contra a privatização...