Bahia é o estado que mais gera energia solar no Brasil

Publicado:

A Bahia é o estado que lidera a geração de energia solar no Brasil. Atualmente, cerca de 30,76% de todo o respectivo mercado nacional é proveniente de recursos do território baiano. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 14.
Além da solar, o estado ainda ocupa a 2ª posição entre as unidades federativas do país na geração de energia eólica, compreendendo 27,64% do total no Brasil. 
De acordo com o governo do estado, a Bahia conta com 41 parques eólicos e 225 parques fotovoltaicos em operação, o que representa investimentos de R$ 29,17 bilhões nos setores de energias renováveis.
???A geração de empregos e de atividade econômica na região do semiárido é o mais importante. Além disso, as energias renováveis permitem a Bahia tornar sua matriz energética ainda mais sustentável, contribuindo de forma decisiva para a redução do efeito estufa, causador das mudanças climáticas???, ressalta o Superintendente de Atração de Investimento e Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Paulo Guimarães.
Ao todo, são mais de 40 mil empregos gerados através dos parques fotovoltaicos e 88 mil postos de trabalho nos parques eólicos espalhados por 28 municípios do interior do estado. 
Por fim, o governo ainda informou que 72 parques eólicos e 22 solares encontram-se em fase de construção. Com isso, existe a expectativa da criação de mais de 55 mil empregos, sejam diretos ou indiretos.
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Walter Viterbo: “Dor deve ser tratada por todas as especialidades médicas”

ABRE ASPAS Especialista defende abordagem multidisciplinar, alerta sobre automedicação e aponta avanços em terapias como a acupuntura Por Pedro Hijo 24/08/2025 - 2:26 h Acupunturista Walter Viterbo...

Ana Castela surpreende e revela estreia como atriz em novela da Globo

A cantora Ana Castela, de 21 anos, anunciou na madrugada deste domingo (24) que fará parte do elenco de "Coração Acelerado", a nova...

Coleta de lixo avança no Brasil, mas desigualdade entre campo e cidade persiste

Cobertura chegou a 86,9% dos domicílios em 2024, mas apenas um terço das moradias rurais conta com o serviço; queima de resíduos e saneamento precário ainda afetam milhões de brasileiros