Exclusão de crianças de 5 anos da campanha contra a gripe é injustificável

Publicado:

Com início previsto para 4 de abril, a campanha de vacinação contra o vírus da gripe deste ano não inclui crianças de 5 anos. Assim, a campanha abarcará apenas crianças de até 4 anos. 

Segundo o Ministério da Saúde, a exclusão ocorre por falta de seringas e outros insumos. Para médicos e especialistas, a justificativa é um atestado de incompetência e incapacidade de gestão, uma vez que as campanhas são parte do calendário anual de ações de prevenção e todos os insumos já deveriam estar providenciados.
Para os profissionais, a vacinação contra a influenza também é importante para a proteção de populações vulneráveis. Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, avalia que o ministério comete mais um erro em um cenário pandêmico.  
???Temos de considerar que as crianças, muitas vezes, são porta de entrada do vírus na família e participam da cadeia de transmissão???, explica. 
Para Marun David Cury – pediatra e diretor de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina – a medida provoca, no mínimo, estranheza. Segundo ele, a influenza causa irritação da via respiratória, principalmente nos brônquios e pulmões, o que pode facilitar o aparecimento da pneumonia intersticial e até levar à morte. 
???A imunização é fundamental em todas as idades???, destaca. 

Campanha Nacional contra o Sarampo

%u200BA Campanha Nacional contra o Sarampo ocorre simultaneamente à Campanha Nacional contra a Influenza e também se limita às crianças de até 4 anos de idade. 
As duas vacinas – tríplice viral e influenza – serão ofertadas para administração no mesmo dia, uma recomendação do Programa Nacional de Imunizações para a redução de oportunidades perdidas na imunização. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vale Tudo: Odete surpreende e faz acordo perigoso com novo aliado

Em um enredo repleto de surpresas, Odete Roitman (Debora Bloch) se vê envolvida em um arriscado acordo em "Vale Tudo". Movida pela raiva...

Superalimento com mais potássio que a banana ganha destaque entre brasileiros

A batata-doce, um superalimento que vem conquistando o coração e a mesa dos brasileiros, ultrapassa os limites da academia, tornando-se um verdadeiro ícone...

Brasil goleia o Uruguai e está na final da Copa América Feminina

Em uma noite inesquecível, a Seleção Brasileira protagonizou um verdadeiro show ao derrotar o Uruguai por 5 a 1 nas semifinais da Copa...