(…) ??Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!?(…)
Denunciadores, os versos de O Navio Negreiro, do poeta baiano Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), eternizaram-se na literatura brasileira e também por serem um símbolo histórico abolicionista. A liberdade dos escravos no Brasil somente ocorreria 17 anos depois da morte do escritor, que ficou conhecido como o ??Poeta dos Escravos?.
Castro Alves nasceu em um lugar chamado fazenda Cabaceiras, próxima à vila de Curralinho (hoje, a cidade leva o nome do escritor), há exatos 175 anos. Ele viveu apenas 24 anos, quando foi vitimado pela tuberculose. Ainda que jovem, ficou famoso, consagrou-se e era rodeado enquanto declamava seus ideais em narrativas e descrições rimadas.
A memória do nascimento de Castro Alves é um dos destaques desta semana. Os pensamentos do consagrado escritor, na segunda metade do século 19, são estudados e apreciados da escola a universidade, lidos por crianças a adultos, mesmo tanto tempo depois da época em que ele viveu. Nas aulas, nas bibliotecas ou no meio da rua ?? como fez um jovem escritor fã de Castro Alves, que colocou os versos em árvores.
Para saber mais sobre a história do jovem poeta, programas e reportagens de veículos da Empresa Brasil de Comunicação fazem revisitas à época e proporcionam reflexões sobre a escravidão no Brasil. Entre os programas especiais, o De Lá Pra Cá, da TV Brasil, veiculado em 2011, explica a trajetória do poeta ?? a saída da Bahia, a vida no Recife, no Rio de Janeiro e a chegada a São Paulo, onde se inscreveu na Faculdade de Direito.
Foi na capital paulista que ele escreveu obras-primas como O Navio Negreiro e Vozes D´África. O programa contextualiza que Castro Alves foi um dos principais autores do romantismo brasileiro. Assista:
Confira abaixo o programa na íntegra, dividido em duas partes.
O Momento Literário, que vai ao ar pela Rádio MEC, detalhou a história de vida do poeta, e destacou o romantismo, o lirismo e o “assombro diante de um mundo onde escravos eram mercadoria nos mares“. Ouça:
E o podcast Rádio Memória, produção do Rádio Sociedade, da Rádio MEC, recuperou um trecho do Almanaque Kolynos, que, em março de 1947, homenageou o poeta pela ocasião do centenário de seu nascimento. Acompanhe uma dramatização da biografia de Castro Alves, do seu nascimento à sua morte, e fala da família, amores, de sua carreira como poeta, de sua amizade com Machado de Assis e Rui Barbosa:
Artesanato
??Além da memória de Castro Alves, a cultura brasileira é contemplada nesta semana com o Dia Nacional do Artesão, celebrado em 19 de março. O valor da profissão aparece sempre nas produções da EBC, como neste episódio do Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, que foi ao ar em 2014. O programa conta a história de artistas de diferentes partes do país, incluindo sertanejos da Bahia, do Ceará e de Alagoas. Confira:
No Centro-Oeste, a TV Brasil registrou ainda o crescimento de artesãos mesmo durante a pandemia. No Distrito Federal, por exemplo, houve um aumento de 72% no número de artesãos entre 2019 e 2021, o que somou mais de 12 mil trabalhadores que até então estavam em situação de vulnerabilidade. Confira a reportagem:
Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:
Morte da religiosa baiana Irmã Dulce (30 anos) – canonizada pela Igreja Católica em 2019
Nascimento da imperatriz consorte do Brasil Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, a Mãe dos Brasileiros (200 anos)
Nascimento da ginasta norte-americana Simone Biles (25 anos)
Nascimento do escritor baiano Castro Alves (175 anos)
Início da Revolução Russa (105 anos)
Dia Mundial do Direito do Consumidor
Morte do geógrafo e professor universitário brasileiro Aziz Nacib Ab’Saber (10 anos) – considerado como referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e a impactos ambientais decorrentes das atividades humanas, foi um professor polivalente, laureado com honrarias científicas em geografia, arqueologia, geologia e ecologia
Criação da Rede Ferroviária Federal (65 anos)
Resultado do concurso para Planejamento da Construção e da Mudança da Nova Capital Federal anunciou a vitória de Lúcio Costa para o projeto Plano Piloto de Brasília (65 anos)
Dia Nacional do Teatro do Oprimido – data em homenagem à data de nascimento de seu criador, o teatrólogo Augusto Boal
Referendo oficializa o término do apartheid na África do Sul (30 anos)
Morte do guitarrista, cantor e compositor norte-americano Chuck Berry, o pai do rock and roll (5 anos)
Tragédia da Vila Barraginha, em Contagem (30 anos) – uma avalanche de terra se desprendeu de um aterro em construção soterrando barracos e casas da vila
Dia Nacional da Imigração Judaica
Dia Nacional do Artesão
Comentários Facebook