Mairquinique: Vice-prefeita tem recurso acatado por TSE e pode voltar a cargo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Uma liminar deferida nesta quinta-feira (17) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu ganho de causa à vice-prefeita de Maiquinique, no Médio Sudoeste baiano. Com a medida, Marizene Santos Gusmão, conhecida como doutora Zaza, pode retomar o cargo de vice-gestora da cidade. O pedido de liminar foi aceito pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso na Corte Eleitoral.  Doutora Zaza e o prefeito eleito Jesulino Porto tinham sido afastados dos cargos. A última tinha sido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) (veja aqui). 

 

O caso gerador do processo judicial foi uma carreata realizada em 17 de outubro de 2020 em prol da chapa Jesuíno-Marizene. Jesuíno tentava ser reeleito. Segundo a acusação, o ato político distribuiu combustíveis a carros e motocicletas a partir de um posto pertencente ao prefeito-candidato.

 

De acordo com as decisões anteriores, a carreata reuniu 320 veículos, entre carros e motos, autorizados a abastecer de forma irrestrita no posto ligado ao gestor.

 

Na decisão desta quinta, Moraes  considerou que não havia vinculação de voto na distribuição de combustíveis. O magistrado ainda alegou que a quantidade de combustível distribuída não resultaria na intenção do eleitorado. Em um trecho da medida, o ministro disse.

 

“Não fosse isso, além de restar ressalvada a realização de carreata no dia em que abastecidos os veículos, a quantidade de combustível teria sido ínfima, “cerca de apenas 6 litros para carros e 3 litros para motos, não tem a capacidade de influir na intenção do eleitorado, sobretudo quando tal distribuição ocorreu dentro dos limites legais”, escreveu.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos são, normalmente, mais independentes do que os cães, mas isso não significa que devem receber menos carinhos e cuidados.Por isso,...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e pregou o voto útil para derrotar o grupo que governa o estado há 16 anos. A declaração ocorreu após seu...