Queiroga busca consenso para rebaixar pandemia para endemia

Publicado:

Diante do avanço da flexibilização das restrições contra a covid-19, o Brasil caminha para pôr fim à chamada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, decretada em fevereiro de 2020. ?? o que indica o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que, ontem, voltou a falar sobre a possibilidade, mas sem a pressa que foi cobrada pelo presidente Jair Bolsonaro, há poucos dias.

 

 

“Nós rumamos para pôr fim a essa emergência sanitária. ?? uma prerrogativa do ministro, por meio de um ato, mas o ministro não vai tomar essa decisão sozinho. Vai tomar ouvindo as secretarias municipais e estaduais de Saúde, os outros ministérios, os outros Poderes, para que transmitamos segurança para nossa população”, afirmou o ministro, em Belo Horizonte.

Queiroga vem fazendo esse trabalho de convencimento há alguns dias. Para tentar fechar um consenso, ele se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para discutir a flexibilização das restrições.

Apesar de dar a impressão de que deseja saber a opinião de integrantes do Legislativo e do Judiciário sobre a possibilidade de levantar as restrições, a posição de Queiroga está consolidada. “Estamos, hoje, com a pandemia em um cenário de desaceleração franca, em todas as regiões do Brasil. Temos vários estados e municípios onde a pandemia está sob controle, tanto é assim que em mais de 16 estados já se flexibilizou o uso da máscara”, ressaltou.

Na quinta-feira (17), o estado de São Paulo desobrigou a proteção em locais fechados, com exceção do transporte público e das unidades de saúde.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

‘Vale Tudo’: Odete tem surto raro após descobrir casamento de Leonardo

Em "Vale Tudo", a tensão atinge seu ápice quando Odete Roitman (Debora Bloch) se depara com uma notícia devastadora: seu filho,...

Câmara aprova uso de R$ 30 bilhões do Fundo Social para apoiar agricultores atingidos por calamidades

Recursos serão destinados a pequenos e médios produtores rurais com condições especiais de crédito para minimizar impactos de eventos climáticos adversos no setor agrícola

Corrida beneficente em Salvador tem prêmios, brindes e festa neste domingo

Neste domingo, 20 de julho, Salvador se transforma em um palco de solidariedade e celebração com a 1ª edição da corrida Salvador em...