Rota para pets em lugares que antes eram só de humanos

Publicado:

Praça Ana Lúcia Magalhães (Foto: Paula Fróes/CORREIO)

Uma pessoa entra numa loja ou num restaurante e encontra potinhos com água e cantinhos destinados para as necessidades de cães e gatos. Ela pode até estranhar, mas uma coisa terá certeza: a bicharada está invadindo todos os espaços humanos. Isso porque muitos lugares hoje são referências em aceitar animais, o que favorece o convívio e bem-estar entre humanos e os bichos. Espaços privados e também públicos, como a Praça Ana Lúcia Magalhães, são exemplos mais comuns nos dias atuais. 

O carinho com os pets faz com que os donos queiram estar com eles o tempo todo, inclusive na sua rotina fora de casa. Diante dessa necessidade, surgiu a onda pet friendly – a expressão pode ser traduzida ao pé da letra como ???amigo dos animais??? e é utilizada para identificar espaços onde eles são bem-vindos. 

???Antigamente, as pessoas tinham três filhos e um cachorro. Hoje, são três cachorros e um filho, é o meu caso. ?? o que chamamos de família multi-espécie. Você tem um filho canino, um filho humano, um coelho… ?? a nova realidade???, declarou Ana Paula Canavarro, empresária do ramo pet.

Durante a semana, ela costuma fazer programas para toda a família, não abrindo mão de lugares que aceitem todos eles. A reportagem ouviu também outros amantes de pets e preparou um roteiro semanal onde eles são muito bem-vindos. 

Nada como começar o primeiro dia da semana numa caminhada sob a brisa do mar, no gramado do Praia de Jardim de Alah. Dá até pra ir antes do trabalho. Lá tem área ampla para todos esticarem bem as pernas e as patas. Na terça-feira, o passeio pode ser na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, onde os bichps têm muito espaço para brincar e fazer novos amigos.

Nos finais de semana, por sua vez, o local fica cheio de cachorros e vale muito a pena, até mesmo para quem mora em bairros mais distantes, porque o ambiente recebe diversos eventos pets e feiras de adoção. Mas, atenção! Se eles não são habituados a outros cachorros e a crianças, melhor evitar os períodos de maior movimento, que são os fins de tarde e finais de semana.

csm praca analuciamagalhaes paulafroesCORREIO a7325ff664

Lugares que antes eram só de humanos (Foto: Paula Fróes/CORREIO)

Quarta-feira, o dia pede uma ???cãominhada??? em um dos bairros mais famosos de Salvador, a Barra. No entorno do Cristo, o animal tem uma área grande para correr, com bastante grama. Se o sol castigar, existem as sombras dos coqueirais. Mas, se isso não adiantar, tem a água do mar para refrescar.

Na quinta, a programação pede, para os mais radicais, uma boa trilha no Parque Metropolitano de Pituaçu. O local é propício porque todo o trecho é sombreado. E o melhor: não precisa pagar nada para entrar. 

O happy hour de sexta-feira, o famoso ???sextou???, pode ser no Boteco do França, no Rio Vermelho, onde os bichinhos podem ???participar??? do papo na área externa. 

Já o sábado, é um bom dia para ir às compras e, para as mães de pet, um bom passeio é na Elementais da Graça, onde as clientes podem escolher o melhor look na companhia de seus cachorros. Tem até o local para prender as coleiras, além de potes de água. 

E, por fim, para fechar a semana, nada como uma tarde de domingo na Bravo Burger e Beer, onde os cães têm acesso livre às mesas da área externa – todas as unidades da hamburgueria aceitam pets de todos os portes e tamanhos

Onde você pode levar seu pet

Gramado de Jardim de Alah
Onde fica: Praia de Jardim de Alah
Quanto custa: Gratuito
Em que área da cidade fica: Região da orla
Melhor horário para visitar: Qualquer horário
Quanto tempo precisa para visitar: Livre

Praça Ana Lúcia Magalhães
Onde fica:  Rua Padre Manoel Barbosa, 444, Pituba
Quanto custa: Gratuito
Em que área da cidade fica: Região da Pituba
Melhor horário para visitar: Qualquer horário, com exceção para os pets não habituados a outros animais e a crianças. Evitar os períodos de maior movimento, que são os fins de tarde e finais de semana. 
Quanto tempo precisa para visitar: Livre

Cristo da Barra 
Onde fica: Barra 
Quanto custa: Gratuito
Em que área da cidade fica: Região da Barra 
Melhor horário para visitar: Qualquer horário 
Quanto tempo precisa para visitar: Livre

Parque Metropolitano de Pituaçu
Onde fica: Pituaçu
Quanto custa: Gratuito
Em que área da cidade fica: Região de Pituaçu  
Melhor horário para visitar: Qualquer horário 
Quanto tempo precisa para visitar: Livre

Boteco do França 
Onde fica: Rua Borges dos Reis, 24 A, Rio Vermelho
Quanto custa: Espaço privado 
Em que área da cidade fica: Região do Rio Vermelho  
Melhor horário para visitar: Durante todo o horário de funcionamento, a partir das 12h
Quanto tempo precisa para visitar: Livre

Elementais 
Onde fica: Rua da Paz, 9, Graça 
Quanto custa: Espaço privado 
Em que área da cidade fica: Região da Graça   
Melhor horário para visitar: Durante todo o horário de funcionamento – segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. 
Quanto tempo precisa para visitar: Livre

Bravo Burger e Beer
Onde fica: Pituba, Alpha Ville, Barra e Horto Florestal
Quanto custa: Espaço privado 
Em que área da cidade fica: Pituba, Alpha Ville, Barra e Horto Florestal
Melhor horário para visitar: Durante todo o horário de funcionamento – segunda a quinta, das 17h às 22h, e de sexta a domingo, das 18h às 0h. 
Quanto tempo precisa para visitar: Livre

O Aniversário de Salvador é um projeto do Jornal Correio com patrocínio do Hospital Cárdio Pulmonar, Wilson Sons, Salvador Bahia Airport e Unifacs, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, FIEB e Sebrae, apoio de Suzano, Abaeté Aviação, Sotero, Shopping Center Lapa, Jotagê, AJL, Comdados.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de assalto é morto por policial à paisana em Stella Maris

Na noite da última sexta-feira (15), uma sequência de eventos trágicos se desenrolou em Stella Maris, Salvador. Um homem, identificado como Marcos Rafael...

Três mulheres são encontradas mortas em área de mata em Ilhéus

No coração da cidade de Ilhéus, um cenário de tragédia se desenrolou neste sábado (16). Três mulheres, que haviam desaparecido na sexta-feira (15)...

Mãe e três filhas morrem em incêndio residencial no sul da Bahia

Na madrugada de sábado (16), uma tragédia devastadora atingiu a cidade de Itapebi, sul da Bahia. Um incêndio tomou conta de uma residência,...