Emissão de gases de efeito estufa é recorde, mas ritmo de alta cai

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Novo relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas, nessa segunda-feira (4/4), indica que as emissões globais médias de gases de efeito estufa atingiram os índices mais altos da história. O documento alerta ainda que o aquecimento global médio pode chegar a 3,2 ºC até 2100, caso o cenário não seja revertido.

A terceira e última edição do 6º Relatório de Avaliação do IPCC mostra que apenas 24 países baixaram as emissões de CO2 nos últimos 10 anos.

Para o IPCC, ainda é possível cortar pela metade as emissões até a próxima década, contudo, é necessário investir em estratégias e tecnologias, em especial naquelas ligadas ao setor energético.

As emissões subiram 12% entre 2010 e 2019, com 59 bilhões de toneladas de gases emitidos. Entretanto, a taxa de crescimento anual diminuiu, de uma média de 2,1%, entre 2000 e 2009, para 1,3%, entre 2010 e 2019.

Floresta amazonica incendio desmatamento crime amazonia Queimada na Amazônia Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images

desmatamento2 Desmatamento Arquivo/Agência Brasil

António Guterres Divulgação

sistema de combate de focos de incêndios na amazonia bombeiros sobrevoam áreas de queimadas próximo a Porto Velho em Rondonia Igo Estrela/Metrópoles

0 Mais sobre o assunto Brasil Meio Ambiente: ministro diz que Brasil tem política ambiental racional Ricardo Noblat Avança o plano de devastação do meio ambiente do governo Bolsonaro Política Caetano cobra que Senado barre ações contra indígenas e meio ambiente Dino Leilões verdes ajudam meio ambiente e economia local Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, o relatório do IPCC é uma longa enumeração de promessas climáticas que não foram cumpridas. Alertou ainda que o mundo está indo em direção a um desastre climático, com as principais cidades debaixo d???água, ondas de calor sem precedentes e tempestades aterrorizantes.

????? um arquivo da vergonha, catalogando as promessas vazias que nos colocam firmemente no caminho para um mundo inabitável.???, reforçou Guterres.

Para o relatório, não será possível cumprir com a limitação de 1,5 ºC determinada pelo Acordo de Paris, caso não haja uma redução imediata de emissões em todos os setores da sociedade. Para o painel, é essencial uma ação de mitigação e adaptação climática, com foco no desenvolvimento sustentável.

Durante a análise, realizada entre 2010 e 2015, 43 dos 166 países apresentaram um crescimento de seus PIBs (Produto Interno Bruto) enquanto reduziam ou estabilizavam a emissão de CO².

O post Emissão de gases de efeito estufa é recorde, mas ritmo de alta cai apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recorde mundial: casal tem gêmeos com embriões congelados há 30 anos

Os gêmeos Lydia e Timothy Ridgeway nasceram no dia 31/10 e quebraram, no momento do parto, um novo recorde mundial. Gestados em 2022 a...

Petista tenta “trolar” bolsonaristas e é obrigado a balançar bandeira

Um homem que tentou se infiltrar em um acampamento bolsonarista para “beber água e tomar café†foi descoberto pelos organizadores do ato, obrigado a...

Inglaterra x Irã terá um narrador que está put* com a Globo

Atenção para o segundo jogo da Copa do Mundo, nesta segunda-feira (21/11), entre Inglaterra e Irã, às 10h (horário de Brasília), no Estádio Khalifa. ...