Ex-presidente do BB Consórcios é alvo de operação da PF contra fraude

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal realiza, desde o início da manhã desta quarta-feira (6/3), uma operação para investigar fraudes no sistema de consórcios do Banco do Brasil. Os investigadores cumprem mandados de busca e apreensão nas residências de ex-gestores e funcionários do banco no Distrito Federal, em São Paulo e no Paraná.
Em agosto de 2020, o BB destituiu os executivos da BB Consórcios investigados e nomeou novos gestores para facilitar a apuração completa dos fatos e dar continuidade à gestão da empresa.
Entre os investigados está o ex-presidente da BB Consórcios, Paulo Ivan Rabelo. De acordo com a PF, há suspeita de desvios de mais de R$ 100 milhões do sistema de consórcios. A PF pediu a prisão de Rabelo, mas não obteve autorização da Justiça.
Por meio de nota, o BB informou que praticamente todos os valores envolvidos nas irregularidades foram recuperados pela BB Consórcios como resultado das medidas adotadas durante as apurações.
Denúncia

O Banco do Brasil, autor da denúncia à Polícia Federal, informou às autoridades policiais que havia identificado irregularidades no BB Consórcios e que continua contribuindo com as investigações. As apurações começaram depois de uma auditoria do banco, concluída em 2020.

Institucionalmente, fiscais constataram a aprovação de duas operações de crédito disfarçadas como consórcio de veículos, por meio das quais os recursos foram desviados. A corporação afirma que os suspeitos são investigados pelo crime de gestão fraudulenta, que tem pena de três a 12 anos de prisão, além de multa.  

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bombeiros de SP vão até Manaus para auxiliar nas buscas de naufrágio

Governo de São Paulo enviou o Grupamento de Bombeiros Marítimo, o GBMar, para apoiar as buscas subaquáticas do naufrágio da embarcação Lima de...

Viúvo de professora que morreu após aula de natação recebe alta

Vinicius de Oliveira, viúvo da professora Juliana Faustino Bassetto, recebeu alta neste domingo, 15 de fevereiro de 2026, após permanecer internado em estado...

Tarcísio sanciona lei que autoriza o sepultamento de cães e gatos em jazigos familiares

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou na última terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, a lei que autoriza o sepultamento de animais...