Inaugurada primeira UTI Pediátrica do Norte de Minas

Publicado:

 

O Norte de Minas passou a contar com o seu primeiro serviço de internação hospitalar de crianças com casos graves. Foi inaugurada nesta segunda-feira (11/4) a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica do Hospital de Clínicas Doutor Mário Ribeiro, vinculado ao Centro Universitário Funorte (Faculdades Unidas Norte de Minas), de Montes Claros.

 

 

 

A UTI Pediátrica do Hospital Mário Ribeiro conta com 12 leitos, sendo 10 deles credenciados pelo Sistema ??nico de Saúde (SUS) e dois leitos para atendimentos particulares e convênios.

 

 

 

De acordo com o Centro Universitário Funorte, foram investidos cerca de R$ 1,8 milhão na implantação da UTI, considerando os equipamentos e obras físicas, além do treinamento e capacitação da equipe médicos e enfermeiros.

 

A unidade vai atender crianças desde o primeiro mês de vida aos 13 anos, que apresentarem quadro grave com necessidade de suporte à vida, como equipamentos de monitoração, tratamento intensivo e ventilação mecânica (intubação). 

 

 

 

A solenidade de inauguração contou com a participação da diretoria do Centro Universitário Funorte, de médicos e enfermeiros responsáveis pela implantação do novo serviço e convidados. 

 

Ao falar dos esforços para a implantação de UTI pediatria, o fundador da Funorte, Ruy Muniz, destacou o empenho da secretária Municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, para o credenciamento do serviço junto ao SUS, o que vai permitir o atendimento gratuito à população. 

 

Foram prestadas homenagens aos médicos pediatras Itagiba de Castro Filho, conselheiro do Conselho Regional de Minas (CRM-MG) e Eduardo Avelino, ex-secretário Municipal de Saúde de Montes Claros. 

 

A UTI Pediátrica recebeu o nome de Eduardo Avelino. A coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, a médica Cyndi Machado Melo Rodrigues, disse que o serviço especializado vai atender os casos graves de crianças dos 89 municípios da macrorregião Norte de Minas. Ela explicou que o encaminhamento dos pacientes será feito pelos médicos dos municípios da área de abrangência por meio da central de regulação de vagas hospitalares do SUS. 

 

 “O sonho é um desejo da alma. Neste caso, com esta UTI pediátrica, temos um sonho que proporcionou a realidade”, afirmou Cyndi Machado, ao destacar da unidade de tratamento intensivo para salvar as vidas de crianças na região. 

 

Ela destacou que, até então, devido à falta de uma UTI pediatria no Norte de Minas, muitos casos graves de crianças com necessidade de equipamentos de suporte à vida precisavam ser enviados para UTIs de hospitais de Belo Horizonte. 

 

“O tempo é um fator determinante para salvar vidas nos quadros graves de crianças que precisam de UTI . Agora, esse atendimento poderá ser feito mais rapidamente na nossa região, com todos os equipamentos necessários e equipes treinadas”, avalia Cyndi Machado.

 

 

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia