Itaú Cultural Play exibe filmes da mostra competitiva ? Tudo Verdade 

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O cineasta baiano é tema do curta Carta para Glauber

Desta sexta  (1º) a 10 de abril, a plataforma Itaú Cultural Play disponibiliza nove curtas-metragens do festival internacional de documentários ? Tudo Verdade. São produções selecionadas para a Competição Brasileira de Curtas e entre os destaques, Carta Para Glauber, de Gregory Baltz, e Cadê Heleny?, projeto idealizado pela espanhola Esther Vital, psicóloga e mestra em transformação de conflitos, curadora e pesquisadora, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018. 

Com acesso gratuito, a Itaú Cultural Play é acessível para dispositivos móveis IOS e Android, e pode ser acessada pelo site www.itauculturalplay.com.br. 

Com técnicas de stop motion, o documentário animado Cadê Heleny? resgata a trajetória de vida da filósofa, professora e diretora de teatro Heleny Guariba. Desaparecida em 1971, durante a ditadura militar, ela integrou o grupo de luta armada Vanguarda Popular Revolucionária e ficou conhecida por esconder em sua casa o homem mais procurado pelo regime repressivo da época, o capitão Carlos Lamarca. 

Para construir e contar a história desta mulher, que, segundo a Comissão Nacional da Verdade, é uma das 210 pessoas até hoje desaparecidas sob o aparelho militar, Esther conversou com pessoas que conviveram com ela, como o filho, o namorado, o advogado, uma aluna. A diretora do filme resgatou, ainda, o testemunho deixado por Inês Etienne Romeu, única sobrevivente do centro clandestino de tortura Casa da Morte ?? última presa política da ditadura libertada no Brasil, ela morreu dormindo em sua casa em Niterói, em 2015. 

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Cena do curta animado Cadê Heleny? (divulgação)

O período ditatorial brasileiro também está presente em Carta para Glauber, produção de Gregory Baltz. A história se desenvolve sobre uma carta enviada por Gustavo Dahl, cineasta, pensador do cinema brasileiro e grande entusiasta do Cinema Novo, para o amigo Glauber Rocha.  Haviam se passado poucos dias do golpe militar de 1964 e Glauber estava no Festival de Cannes com Deus e o Diabo na Terra do Sol, causando grande polêmica. Foi um momento em que ele recebeu muitas missivas de amigos do Brasil alarmados com o momento político em que o país entrava e, ao mesmo tempo, entusiasmados com a produção do cineasta.  

Em seu texto, Dahl descreveu para ??Glaubiru? o impacto que Deus e o Diabo provocou na estreia no Rio de Janeiro. ??Barbarizou, barbarizou. Que agitação, que confusão!?, começou ele. Por fim, entendendo que o amigo estaria preocupado com a situação política, contou que nenhum conhecido havia sido preso. Alertou, porém, que, somente entre o Rio de Janeiro e São Paulo, já havia cinco mil pessoas detidas.  

A programação competitiva do ETV traz ainda três filmes dirigidos por mulheres. Em Alágbedé, de 2021, Safira Moreira traz a história de Zé Diabo que, do ferro-velho ao terreiro, forja deuses em sua oficina, seguindo o caminho de Ogum. Quem de Direito, de Ana Galizia, de 2022, trata da organização popular pelo acesso à terra no território do vale do Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu (RJ), cuja mobilização contra um projeto de barragem coloca a água também como elemento de disputa. Em A Ordem Reina, deste ano, Fernanda Pessoa faz uma viagem internacionalista temporal por sete países que tiveram experiências revolucionárias no século 20, acompanhada por uma voz feminina que recita o último texto de Rosa Luxemburgo. 

A seleção se completa com Cantos de Um Livro Sagrado, realizado em 2021 por Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, tendo como cenárioa chamada Revolução de Veludo, na Armênia, em 2018. O filme recria, em cinco cantos, a sinergia que gera as revoluções. Em Meio Ano-Luz, filme de Leonardo Mouramateus, realizado em 2021, um rapaz senta-se em uma rua movimentada de Lisboa para desenhar as pessoas que passam. Não muito longe dali um casal conversa sobre a origem de uma carteira encontrada meses antes.  

De Rodrigo Ribeiro-Andrade, Solmatalua (2022) traz uma constelação de vozes e presenças negras para percorrer um vertiginoso itinerário entre territórios ancestrais e contemporâneos. O diretor Carlos Adriano realizou Tekoha em 2021 focado no dia 6 de setembro daquele ano, quando seguranças particulares queimaram uma casa Guarani Kaiowá no Tekoha Ava??te, na Reserva de Dourados (MS). A ação foi registrada em vídeo, pelo povo Guarani Kaiowá. 

Nos dias 6 e 7 de abril, sempre às 11h e às 15h, o site e a página do Youtube do Itaú Cultural  transmitem a 19ª Conferência Internacional do Documentário. Programação complementar do festival, ela é composta por quatro mesas de debates sobre patrimônio do cinema documental no Brasil.  Entre os participantes, estão Myron Meisel, considerado um dos principais críticos de cinema dos Estados Unidos; Nikolai Izvolov, historiador do Cinema Art Institute de Moscou; e o premiado diretor brasileiro Eduardo Escorel. 

As conversas ?? em inglês, com legendas em português e Libras ?? giram em torno dos 80 anos da filmagem do inacabado documentário It??s All True, de Orson Welles; dos 40 anos das gravações de Chico Antônio, O Herói Com Caráter, de Eduardo Escorel; e da reconstrução de História da Guerra Civil, documentário, considerado perdido, do cineasta soviético Dziga Viértov.  

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