PM confunde píton com jiboia e agora procura cobra solta por engano

Publicado:

Uma cobra píton é procurada pelo Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) em uma região de mata perto do Gama. O animal foi solto de forma proposital no local após ter sido confundido pelos agentes com uma jiboia na última quarta-feira (6/4).
 
A píton não é venenosa, mas por ser uma cobra exótica, o ???retorno??? do animal para a mata pode gerar riscos ambientais ??? além de possíveis acidentes com humanos.
 
O vídeo da soltura do animal na natureza foi divulgado pela própria PMDF. Após a divulgação, contudo, estudiosos deste tipo de réptil identificaram a cobra como uma píton. Nesta sexta-feira (8/4), a corporação emitiu uma nota admitindo a confusão e reiterando que já procura o animal.

Histórico das cobras em Brasília

Vale lembrar que foi na região do Gama que a “Naja de Brasília” ganhou repercussão em 2020. O caso da naja foi manchete no Brasil todo. Após um estudante ser picado pela cobra e ficar em coma, foi revelado todo um esquema de tráfico de animais em Brasília. Pedro Henrique Krambeck Lehmkuhl e mais três pessoas ??? a mãe, o padrasto e um amigo ??? foram indiciadas pelo crime.
 
Além da naja, foram encontradas mais 22 serpentes em posse de Pedro Henrique. A criação dessa espécie no Brasil é proibida por lei.
 
Após ser picado pela cobra, o estudante ficou cinco dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O animal foi abandonado perto de um shopping, no Lago Sul. Ao ser recuperado, ele ficou aos cuidados do Zoológico de Brasília e depois foi levado para o Instituto Butantan.
 
A naja ganhou fama nas redes sociais, gerou vários memes e ganhou até mesmo um ensaio fotográfico.
 
Os acusados seguem em liberdade. Desde o início do processo, já foram realizadas três audiências de instrução, uma em junho de 2020, outra em setembro de 2021, e a mais recente, em novembro. O processo agora aguarda uma sentença.

Leia a nota da PMDF íntegra:

“A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental, realiza um trabalho de excelência o qual tem resultado em altos índices de produtividade. Apenas nesses três primeiros meses de 2022, 126 cobras foram resgatadas. Em 2021 foram 512 cobras.
 
Com o apoio do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas) e contando, muitas vezes, com a boa vontade de clínicas privadas, o batalhão realiza o manejo desses animais na tentativa de salvar a todos de forma que voltem saudáveis ao seu habitat natural.
 
O Batalhão, juntamente com o Zoológico e demais órgãos ambientais, já está à procura da Píton. Informamos que a referida cobra era extremamente calma, sendo indício de que era criada em cativeiro. Ressaltamos que alguns estados já estão autorizando o comércio desse animal”.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chinês é preso por gerir garimpo ilegal no oeste da Bahia

Um turista chinês, identificado como Li de Hua, foi preso em Oliveira dos Brejinhos, no oeste da Bahia, por comandar um garimpo ilegal....

Não deu para o Brasil: Cadillac escolhe experiência e deixa Drugovich

EQUIPE 30+ Ex-Red Bull e ex-Mercedes Lideram o Projeto da Cadillac Por Marina Branco 26/08/2025 Valtteri Bottas e Sergio Pérez, dupla da Cadillac - Foto: Divulgação A Cadillac,...

‘Vale Tudo’: Marco Aurélio é baleado após pedir Leila em casamento

A vida de Marco Aurélio, interpretado por Alexandre Nero, está prestes a dar uma virada dramática em um dos momentos mais felizes de...