Senado já tem assinaturas suficientes para abrir CPI sobre corrupção no MEC

Publicado:

Brasília ??? O requerimento apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no Senado Federal para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de corrupção no Ministério da Educação conseguiu 27 assinaturas, mínimo necessário para iniciar as investigações. O último parlamentar a assinar a lista foi o senador Veneziano Vital (MDB-PB). “Acabamos de assinar o requerimento para a instalação da CPI do MEC. Com nossa assinatura, foi alcançado o número regimental para a instalação. Sempre fui um defensor de investigações em casos como este, para que se obtenha a verdade dos fatos. Não poderia ser diferente agora”, disse o parlamentar pelo Twitter.
Diante do número suficiente de assinaturas, o requerimento poderá ser lido no plenário do Senado na semana que vem, e o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidirá sobre a abertura ou não da CPI. Na última terça-feira, o senador afirmou que  é preciso ter ???cautela??? com instrumentos que possam ter ???viés eleitoral???. ????? muito importante termos cautela em relação a instrumentos do Legislativo que possam soar com um viés eleitoral???, afirmou Pacheco.
A última assinatura veio após o depoimento do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, à Comissão de Educação, na quinta-feira. O alcance das assinaturas necessárias era esperado, já que os senadores avaliaram o depoimento como pouco esclarecedor. 
      
Além disso, a ausência dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, convidados pela comissão para falar na audiência pública do Senado sobre a suspeita da oferta de propina para liberação de verbas do MEC, também incomodou os senadores.
Diante da ausência, o presidente da Comissão de Educação, senador Marcelo Castro (MDB-PI), indicou que a instalação de uma CPI “está cada vez mais próxima de acontecer”. “Um remédio amargo, porém necessário”, completou.
A Comissão de Educação investiga o suposto favorecimento na destinação dos recursos da educação. A apuração ocorre após a imprensa ter divulgado áudios em que o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro afirma priorizar municípios administrados por prefeitos vinculados aos pastores na liberação de recursos do FNDE. Em áudio vazado, Ribeiro ainda cita que o favorecimento é um pedido expresso do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na terça-feira passada, três prefeitos confirmaram aos senadores da comissão que receberam pedido de propina dos pastores Gilmar e Arilton, que participavam ativamente de reuniões no Ministério da Educação sob a gestão de Ribeiro. O ex-ministro  nega as irregularidades denunciadas pelos chefes de Executivo.
Assinaram o requerimento para abertura de CPI no Senado os seguintes parlamentares: Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Paulo Paim (PT-RS), Humberto Costa (PT-PE), Renan Calheiros (MDB-AL), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Fabiano Contarato (PT-ES), Jorge Kajuru (Podemos-GO), Zenaide Maia (Pros-RN), Paulo Rocha (PT-PA), Omar Aziz (PSD-AM), Rogério Carvalho (PT-SE), Reguffe (União Brasil-DF), Leila Barros (PDT-DF), Jean Paul Prates (PT-RN), Jaques Wagner (PT-BA), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Cid Gomes (PDT-CE), Alessandro Vieira (PSDB-SE), Weverton Rocha (PDT-MA), Dario Berger (PSB-RS), Simone Tebet (MDB-MS), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Nilda Gondim (MDB-PB), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Jader Barbalho (MDB-PA) e Veneziano Vital do Rego (MDB-PB). (Com agências)

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por roubar celular enquanto vendia saco de lixo. Vídeo

Na tarde de 8 de setembro, um episódio inusitado ocorreu em Jacupiranga, interior de São Paulo. Um vendedor ambulante, que estava comercializando sacos...

Astronomia aposta em simulações do céu para treinar algoritmos

A astronomia contemporânea vai muito além do que se via antigamente, quando a observação com telescópios era a única maneira de fazer descobertas....

“Não vou parar até Bolsonaro ser livre”, diz conselheiro de Trump

Em um pronunciamento que ressoou nas redes sociais, Jason Miller, conselheiro de Donald Trump, manifestou sua determinação em garantir que Jair Bolsonaro, ex-presidente...