Zelensky diz que é ‘muito difícil negociar’ após ver ações russas em Bucha

Publicado:

csm afp ucrania bucha

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (4) que é “muito difícil negociar quando você vê o que eles fizeram aqui”, em referência às ações russas na cidade de Bucha. Em visita à região, na qual o exército da Rússia é acusado por ter cometido crimes de guerra, Zelensky denunciou o assassinato de crianças e o estupro de mulheres, no que qualificou como “genocídio”.

Autoridades ucranianas alegam que os corpos de ao menos 410 civis foram encontrados em áreas próximas à capital do país, Kiev, após o recuo de tropas russas na semana passada. Muitos dos cadáveres tinham as mãos amarradas, ferimentos de tiros à queima-roupa e sinais de tortura. Líderes internacionais condenaram as supostas atrocidades e pediram sanções mais duras contra Moscou.

 

Ucrânia recupera cidade de Bucha 
Quando soldados ucranianos recapturaram Bucha, perto de Kiev, no sábado, eles encontraram dezenas de civis mortos, somando-se ao que os órgãos de defesa dos direitos humanos estão chamando de evidências crescentes de crimes de guerra cometidos pela Rússia. O município disse, no sábado, que enterrou 280 corpos em valas comuns até aquele momento.

No lado oeste da cidade, um civil acenou para os soldados ucranianos que o seguiram até uma garagem de metal que estava queimada e fumegante. Dentro havia metade do corpo de uma mulher, o torso queimado, uma cabeça presa, mas sem rosto.

O homem disse que o nome da mulher era Valentina Promac e que ela se refugiou em sua garagem durante a ocupação russa, recusando-se a entregar gasolina.

O grupo de direitos humanos Human Rights Watch disse no domingo que documentou vários casos de crimes de guerra no norte e leste da Ucrânia, incluindo estupro, execuções sumárias, violência e saques por tropas russas.

Moscou rejeitou as alegações de crimes de guerra, incluindo as acusações de que a Rússia alvejou civis.

Dentre outros relatos da cidade, soldados ucranianos disseram ter encontrado 20 cadáveres perto de uma fábrica de vidro na cidade, acrescentando que as tropas russas proibiram os moradores de enterrá-los. Alguns corpos foram colocados em armadilhas, eles disseram.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do estado explica envio de PL que cria políticas de medidas alternativas à prisão: “Punição mais justa”

O governo do estado anunciou um Projeto de Lei que visa implementar uma política estadual de alternativas à prisão. Essa iniciativa tem como...

SPU entrega termo de autorização de uso sustentável à comunidade de matriz africana em Brumado

No dia 22 de agosto, a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) entregou o Termo de Autorização de Uso Sustentável (Taus) à Sociedade...

Quem é Osmar Stabile, eleito presidente tampão do Corinthians

Osmar Stabile foi eleito presidente do Corinthians em uma votação indireta realizada na sede do clube, no Parque São Jorge, na zona leste...