??ltimo dia para tirar título de eleitor é de movimento nos cartórios de BH

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O último dia para tirar o título eleitoral ou regularizar pendência é de movimento intenso nos cartórios de Belo Horizonte. Várias pessoas deixaram para ficar em dia com a Justiça Eleitoral apenas nesta quarta-feira (04/05) e enfrentam instabilidade no sistema Título Net, o que facilitaria o processo. 

Foi o caso de Laís Ramos, de 57 anos, que precisava alterar o seu nome no cadastro eleitoral. Com tentativas frustradas de efetuar o procedimento no site do TSE, ela decidiu ir até o cartório.  ???Estou tentando desde segunda-feira online, mas não consegui. Com medo de não dar para alterar o nome no título dentro do prazo, preferi vir até o cartório???, conta a funcionária pública.
Apesar das filas, quem procurou o cartório eleitoral garante que o atendimento está rápido. Laís relata que não ficou muito tempo na fila, e com cerca de 30 minutos foi atendida e terminou todo o processo. Para ela, o atendimento presencial é uma opção segura para aqueles que estão com dificuldades para efetuar o procedimento de forma virtual.
Muita gente deixou para última hora, o que fez com que o portal do Título Net ficasse instável. Desde segunda-feira (02/5), usuários nas redes sociais relatam queda no sistema ou lentidão para carregar a página. No estado, cerca de 1,2 milhão de mineiros precisam regularizar o documento.
Em Belo Horizonte, nesta quarta-feira os cartórios funcionam de 8h às 17h, em cinco unidades:
  • Avenida do Contorno, 7.038 – Lourdes
  • Rua Padre Pedro Pinto, 5020 – Mantiqueira
  • Rua Padre Pedro Pinto, 4946 – Mantiqueira (Venda Nova)
  • Av. Prudente de Morais, 320. Cidade Jardim
  • Rua Alcindo Vieira, 67 – Barreiro
Ao final do dia 4 de maio, o sistema de cadastramento será fechado e só é reaberto após o período eleitoral, no dia 8 de novembro. Os documentos necessários para a regularização do título são o de identificação oficial com foto e comprovante de endereço atualizado. Jovens que pretendem emitir o título, do sexo masculino, ainda devem apresentar o certificado de alistamento militar.
 
 
Além da regularização do título para o caso de ausência em eleições anteriores, podem alterar o documento aqueles que estarão fora do domicílio eleitoral ou que mudaram de endereço, assim como quem deseja incluir o nome social.
Para solicitar a transferência, é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo local e não tenha transferido ou tirado a primeira via do documento nos 12 meses anteriores. ?? preciso que se tenha em mãos comprovante de residência atualizado e documento de identificação oficial com foto, tanto no procedimento virtual, quanto presencial.
 
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eduardo: país está sedento por uma virada à direita “menos ideológica”

Eduardo Bolsonaro afirma que o mundo procura virada para a direita; Flávio comenta entrevista na Europa O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou, nesta...

Opositor de Maduro retorna à prisão domiciliar após ganhar liberdade provisória

O líder da oposição na Venezuela, Juan Pablo Guanipa, está em prisão domiciliar após obter liberdade provisória, mas foi recapturado dentro de 12...

RJ terá helicóptero que atuou na captura de Maduro para combater crime

Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) vai receber um novo helicóptero, o Black Hawk, adquirido nos Estados Unidos para reforçar o combate...