MP revoga nota que considerava legal projeto de escolas militarizadas

Publicado:

As Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) emitiram, nessa terça-feira (10/4), despacho no qual revogam a Nota Técnica nº 1/2019, que considerava legal a implementação do projeto Escola de Gestão Compartilhada. Os atuais titulares da Proeduc acompanham enunciado do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) segundo o qual o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares fere os princípios constitucionais da reserva legal e da gestão democrática do ensino público.

As promotorias também recomendam às direções das escolas que se abstenham de usar, como medida de disciplina escolar, o registro, junto às Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA), de flagrantes infracionais por suposto desacato. Outra recomendação é que toda a equipe disciplinar do Centro Educacional 1 da Estrutural seja afastada.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisita, ainda, que a Secretaria de Educação apresente os índices de desenvolvimento da educação básica das unidades participantes do modelo cívico-militar; os índices de evasão escolar; os índices de aprovação e reprovação; o número de pedidos de transferências; além de outras informações que demonstrem a eventual melhoria da qualidade do ensino.

PM ameaça aluno em escola A recomendação do MP ocorre após vir à tona o caso de um policial militar que ameaçou um estudante no Centro Educacional 01 (CED 01), na Cidade Estrutural, na última quinta-feira (5/5). A escola é gerida no modelo cívico-militar e é palco de confusão desde que a antiga vice-diretora chamou um policial militar de ???cagão???. Após a polêmica, a mulher foi exonerada, o que motivou protesto por parte dos alunos.

A ameaça ao estudante aconteceu no dia da manifestação dos discentes e foi gravada em vídeo por outros alunos. Nas imagens, o policial é flagrado mandando o garoto colocar as mãos para trás e questiona se o adolescente é corajoso. ???Na frente dos outros você não é machão????, pergunta o PM.

O diálogo entre os dois continua sob tom de ameaças. Segundo o estudante, o policial estaria desrespeitando ele desde o momento em que chegou para conversar com o homem. Como resposta, o PM grita para o jovem ???abaixar a bola???. Na sequência, o aluno indaga se o militar vai bater nele. ???Se precisar, você quer ver? Eu te arrebento???, responde o oficial.

No final do vídeo, o outro estudante que gravou toda a cena alega que os adolescentes são tratados como bandidos no Centro Educacional.

Veja:

Investigação Após o caso, a 3ª Promotoria de Justiça Militar requisitou informações à Corregedoria-Geral da Polícia Militar sobre a existência de procedimento apuratório de fatos ocorridos no Centro Educacional 1 da Estrutural. A Promotoria cobrou a imediata instauração de procedimento para a colheita de elementos que justifiquem a abertura de inquérito policial militar.

Procurada, a PMDF informou que ???já deu início ao procedimento apuratório dos fatos ocorridos no Centro Educacional 01 da Estrutural???.

O Metrópoles procurou também a Secretaria de Educação para saber se a pasta deve se pronunciar diante das recomendações do MPDFT e aguardava retorno até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto para eventual manifestação posterior.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post MP revoga nota que considerava legal projeto de escolas militarizadas apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasileiros presos em Israel serão deportados para a Jordânia nesta 3ª

Treze brasileiros detidos em Israel após uma flotilha humanitária com destino à Gaza serão deportados para a Jordânia nesta terça-feira, 7 de outubro....

Sem acordo, arrecadação da MP do IOF pode recuar para R$ 15 bi

A arrecadação prevista pelo governo com a Medida Provisória (MP) que altera o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pode cair drasticamente. A expectativa...

Dancinha de Vini Jr. e Virginia gera mal-estar nos bastidores

Na última segunda-feira (6), Vini Jr. se tornou o foco das redes sociais ao postar um vídeo ao lado de Virginia...