Requerimento para CPI da Serra do Curral começa a circular na Câmara de BH

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um documento solicitando a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os impactos da mineração na Serra do Curral começou a circular na Câmara Municipal de Belo Horizonte nesta quarta-feira (11). Para que a comissão seja instaurada, é necessário que 14 dos 41 vereadores assinem o requerimento.
O primeiro signatário é o vereador Reinaldo Gomes (MDB), que, por isso, será membro obrigatório do colegiado de sete parlamentares que formam a comissão. Gabriel Azevedo (sem partido) e Duda Salabert (PDT) também já anuíram com o requerimento e manifestaram desejo de assumir a relatoria e presidência da CPI, respectivamente.
O documento solicita formalmente a abertura da CPI à presidente da casa, Nely Aquino (Podemos) e justifica a ação pelos riscos ambientais e sociais associados à ação da Taquaril Mineração S.A. na Serra do Curral. A empresa pretende minerar uma área situada na divisa de Nova Lima com a capital e teve o empreendimento aprovado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) na madrugada de 30 de abril.
???Passam a demonstrar os vereadores que subscrevem o impacto negativo na capital do Estado de Minas Gerais, uma vez que o empreendimento atinge nascentes, cursos d???água, altera as características de permeabilidade do solo, qualidade do ar, flora, fauna, e que jamais deveria ser permitido em área tão próxima a áreas de preservação, hospitais e residências???, aponta trecho do requerimento.
 
O vereador Reinaldo Gomes (MDB) ponderou que, ainda que a decisão que aprovou a instalação da Tamisa na serra tenha sido tomada em esfera estadual, os parlamentares da capital têm a função de intervir sobre um empreendimento que pode afetar a cidade.
???A ferramenta mais eficaz e importante que temos nessa casa é a CPI. Embora seja decisão do estado, eu acho que está dentro de Belo Horizonte e não tem como a gente faltar com a responsabilidade de não permitir que isso aconteça, acabar com o cartão-postal da cidade. Não só por causa da estética, estamos falando de vários fatores que não contribuem para Belo Horizonte e Nova Lima. Estamos falando aqui da contaminação do meio ambiente e dos recursos hídricos. Nossa preocupação é com a saúde e com o meio-ambiente???, apontou.
Outra signatária do requerimento, a vereadora Duda Salabert (PDT) confirmou ao Estado de Minas o desejo de presidir a CPI. A parlamentar acredita que a comissão deve reunir as assinaturas necessárias até a próxima semana.
???Essa CPI busca dar transparência sobre como aconteceu esse processo de tramitação da Tamisa e de que forma BH atuou ou não para que acontecesse esse avanço da mineração. ?? importante ver quais medidas a cidade adotou nos últimos anos para garantir a preservação da Serra do Curral???, disse a parlamentar, que criticou o que considera uma atitude omissa do Executivo da capital em relação ao avanço da mineração na serra até a aprovação dada pelo governo estadual.
Duda Salabert ainda disse que espera que a CPI fortaleça as medidas já adotadas pela capital para tentar barrar a instalação da Tamisa. A prefeitura ajuizou uma ação na Justiça Federal alegando exclusão do município no processo de licenciamento do empreendimento minerário que atuará na divisa de Nova Lima com a capital.
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BNDES quer impulsionar MPMEs na corrida pela economia verde

Com a transição climática avançando como prioridade global, pequenas empresas ainda enfrentam barreiras para acessar crédito e apoiar práticas sustentáveis. Nesse cenário, a...

Governo anuncia revisão de diretrizes e normas para custear setor de saúde mental no SUS

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, anunciou um estudo para revisitar as diretrizes e normas de financiamento da Rede de...

Em delírio, Adélio diz que teria Bonner em chapa presidencial

Uma nova avaliação médica, concluída em novembro, aponta piora significativa do quadro psiquiátrico de Adélio Bispo de Oliveira, o executor do atentado contra...