Ação em homenagem ao dia da pessoa com lúpus veste Gordinhas de roxo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um ato realizado pela Associação dos Lúpicos Organizados da Bahia (Loba) e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vestiu o monumento “Meninas do Brasil” de roxo para homenagear o Dia Internacional da Atenção à Pessoa com Lúpus, celebrado nesta terça-feira (10).

 

As “Gordinhas de Ondina” passaram a ter roupas no tom da campanha e lembraram as pessoas que trafegam pela Avenida Milton Santos da importância do tratamento para quem vive com essa condição.

 

O lupus é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente as mulheres. O lúpus não é uma doença comum, não é contagioso e é causado por alterações no sistema imunológico, responsável pelas nossas defesas, contra as próprias proteínas ou células, causando problemas em diversas partes do corpo. 

 

As manifestações mais comuns são: manchas ao redor dos olhos (em forma de asas de borboleta), manchas no corpo, emagrecimento constante, queda intensa de cabelo, alterações renais, cansaço ou fadiga, dor articular e falta de apetite. Outros sintomas incluem queda de cabelo e palidez dos dedos das mãos e pés nos dias frios, conhecido como fenômeno de Raynaud.

 

Para os portadores é importante contar com o apoio familiar, o uso regular dos medicamentos recomendados pelos médicos, e evitar a exposição em excesso à luz solar e a lâmpadas fluorescentes. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...