Serra do Curral: Zema exonera presidente do Iepha que revelou ilegalidade

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), dispensou neste sábado (14/5) Felipe Cardoso Vale Pires do cargo de presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). 

A dispensa acontece quinze dias depois de o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovar o projeto de mineração na Serra do Curral da Taquaril Mineradora S.A. (Tamisa).
Em março, Felipe enviou um ofício ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) revelando que o projeto não havia tramitado pelo Iepha.
“Não passou por análise do órgão, quanto à avaliação de impacto ao patrimônio cultural, e não possui manifestação/anuência expedida por este órgão estadual de proteção???, declarou no documento.
 
Entre as condições prévias para o licenciamento ocorrer, estão os estudos e autorizações do Iepha e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 
Na decisão de hoje, publicada no Diário Oficial Eletrônico Minas Gerais, Zema também anunciou que Marília Palhares Machado vai ser a nova presidente do órgão. 
O Estado de Minas pediu um posicionamento do governador sobre o motivo da dispensa de Felipe, mas não obteve uma resposta até a publicação desta reportagem.
 
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que diz o governo Lula sobre o contrato de Lewandowski com o Master

Integrantes do Planalto e do Ministério da Justiça ficaram surpresos ao tomar conhecimento de um contrato milionário entre o ex-ministro da Justiça Ricardo...

Lula e Macron conversam sobre Conselho da Paz e fortalecimento da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta terça-feira (27), um telefonema do presidente da França, Emmanuel Macron. A ligação,...

Romário manda flores à ex de 23 anos e abre o jogo sobre reconciliação

Romário, ex-jogador de futebol e hoje senador, voltou a ocupar as manchetes ao enviar um buquê de flores para Alicya Gomes, ex-namorada que...