O meio-campista Edenilson, do Internacional, acusou o lateral-direito Rafael Ramos, do Corinthians, de tê-lo chamado de ???macaco??? durante disputa de bola no segundo tempo do duelo entre os dois times no Beira-Rio, no sábado, 14. A partida ficou parada por cinco minutos e o árbitro Bráulio da Silva Machado relatou as duas versões na súmula. O atleta colorado afirma que o oponente disse ???f***-se, macaco???. O português alega que saiu da sua boca a expressão ???f**-se, ca***ho???. Após a partida, Edenilson fez uma queixa-crime. Segundo o delegado Carlos Vitarelli, da Polícia Civil, Ramos foi preso em flagrante e liberado após pagar fiança no valor de R$ 10 mil.
No final da noite, Edenilson foi ao Instagram e reafirmou a acusação. ???Eu sei o que eu ouvi. Realmente eu, provavelmente, não reagi da forma que deveria, pois foi a primeira vez que isso aconteceu comigo e me incomoda o fato de ficar chamando atenção de outra forma que não seja jogando futebol???, disse o meia. ???Eu procurei o atleta para que ele assumisse e me pedisse desculpas, afinal todos erramos e temos direito de admitir. Mas o mesmo continuou a dizer que eu havia entendido errado. Eu não entendi errado, o procurei pelo respeito que tenho por alguns integrantes do Corinthians e para que ele pudesse ter uma chance de se redimir.??? O Internacional se solidarizou com seu jogador e lamentou ???mais um lamentável caso de racismo??? no futebol brasileiro. ???Desta vez, em nossa casa, contra um jogador do Inter. ?? inadmissível que ainda ocorram fatos desse tipo em 2022, não há espaço para o racismo em nossa sociedade. O Clube do Povo reitera que repudia todo e qualquer ato de preconceito e apoia o seu atleta.???
O atleta português também usou a internet para dar sua versão. Ele sustenta que não usou a palavra macaco durante a discussão com Edenilson. ???Há muitas poucas coisas nas nossas vidas de que temos certezas. Uma delas é essa: não fui, não sou e nunca serei racista???, disse Rafael Ramos. ???Graças a Deus me educaram com a plena consciência de que todos somos iguais nesta vida, com os mesmos direitos e os mesmos deveres.??? Ele expressa em seu comunicado o desejo que este episódio contribua para a luta contra o racismo seja novamente levantada.
Com largo histórico de lutas sociais durante seus 111 anos de história, o Corinthians destacou que ???não compactua com o racismo???, mas não emitiu nenhum juízo de valor sobre o caso. ???O atleta Rafael Ramos foi ouvido pelo clube e deu versão diferente do incidente no Beira-Rio. Logo depois, seguro de que não proferiu injúria racial, fez questão de se explicar a Edenilson, no vestiário do Internacional. Em decorrência da denúncia feita pelo atleta colorado, a lei obriga que se trate o caso como flagrante, seguido de detenção???, relatou o clube, ressaltando, porém, que o pagamento de fiança não implica admissão de culpa. O Timão afirma que continuará colaborando com as autoridades, assim como o atleta.
Confira os comunicados de atletas e jogadores:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Edenilson (@edenilson)
Racismo N??O! pic.twitter.com/hpnELUKbvg
??? Rafael Ramos (@rafaelramos_27) May 15, 2022
?? inadmissível que ainda ocorram fatos desse tipo em 2022, não há espaço para o racismo em nossa sociedade. O Clube do Povo reitera que repudia todo e qualquer ato de preconceito e apoia o seu atleta. #PorMaisRespeito
??? Sport Club Internacional (@SCInternacional) May 15, 2022
Atenciosamente,
Sport Club Corinthians Paulista??? Corinthians (@Corinthians) May 15, 2022
Facebook Comments