Se o frio já foi assunto em Belo Horizonte ontem, a tendência é que o tema persista na capital mineira, já que a previsão é de que os termômetros apontem números ainda mais baixos. Amanhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para uma queda de 10 graus na temperatura mínima registrada na cidade. Ontem, a mínima em BH foi de 15°C e a máxima de 24° C. A capital está em onda de perigo por declínio de temperatura. De acordo com o Inmet, hoje, a mínima será de 8°C e a máxima não passará dos 20°C. O céu estará nublado durante todo o dia, mas não há previsão de chuva.
O dia mais gelado da semana deverá ser amanhã, quando o Inmet prevê uma temperatura mínima de 5°C e uma máxima de 19°C. Se a previsão se confirmar, será o dia de maio mais frio em Belo Horizonte desde 1910. O termômetro estaria próximo do recorde geral da cidade, quando 3°C foi registrado em junho de 1961. Na sexta e no sábado, as temperaturas sobem, mas o tempo seguirá distante do calor. As mínimas estão previstas para 7oC e 8oC e as máximas para 21oC e 22oC, respectivamente.
O alerta de para baixas temperaturas vale para todo o território mineiro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Os avisos variam entre perigo e perigo potencial para onda de frio, declínio de temperatura e geada. A situação mais crítica é registrada no Sul do estado, onde a temperatura mínima esperada para hoje varia entre 0oC e 3oC.
Para parte do Sul do Estado, no Triângulo Mineiro e algumas cidades da região Central, o Inmet emitiu alerta de perigo para onda de frio, quando a temperatura é registrada cinco graus abaixo da média por período de três a cinco dias. O aviso vai até o fim do dia. No extremo Sul do Estado, há perigo de geada, com alerta para risco de perda de plantações. O aviso vai até as 8h. Em Camanducaia, cidade na região apontada, a temperatura mínima prevista é de ??? 1°C. Em larga faixa que vai desde a Zona da Mata Mineira, passando pela região Central até o Noroeste do Estado, o alerta é para declínio de temperatura maior que 5°C e vale até as 11h de amanhã.
NO BRASIL
O Inmet informou ainda que a situação do clima na Região Sul do Brasil pode se agravar caso haja a evolução do ciclone subtropical que se formou na segunda-feira à noite, em uma tempestade subtropical chamada Yakecan. Conforme a previsão, até a noite de hoje, a Yakecan poderá se intensificar e ser classificada como tempestade tropical. Neste caso, as rajadas de vento poderão superar os 110 quilômetros por hora (km/h), do extremo sul e leste do Rio Grande do Sul para o litoral sul de Santa Catarina. Segundo o Inmet, a onda de frio continuará atuando no Centro-sul do Brasil nos próximos dias.
Facebook Comments