Saúde traça ações para aumentar cobertura vacinal contra a gripe

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A baixa procura dos grupos prioritários pela vacina contra a gripe tem preocupado as autoridades de saúde de Belo Horizonte, embora a cobertura vacinal contra a doença tenha tido um pequeno aumento desde a última semana. Segundo balanço divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), 32,3% do público-alvo foi imunizado contra os 26,9% computados na quarta-feira da semana passada. Porém, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de, pelo menos, 90%.
Diante do quadro, o diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, Paulo Roberto Corrêa, afirma que as ações para elevar os números da vacinação serão intensificadas. ???Temos feito discussões com as equipes das unidades de saúde para buscar este público, durante as consultas e atendimentos, principalmente agora que está tendo uma demanda maior por quadro respiratório. Estamos orientando as equipes a avaliarem a situação vacinal e imunizarem esse público.???
Outra medida é a divulgação na imprensa da importância da vacinação contra a gripe para o público-alvo. ???Para tentar estimular a vinda deles e às unidades para tomarem a vacina.??? A secretaria não fez nenhuma investigação para tentar descobrir o motivo da baixa procura pelo imunizante. Paulo Roberto ressalta, porém, que muitas pessoas tratam a gripe como uma doença comum.
???As pessoas estavam dando muita importância para a vacina contra a COVID-19 e deixando a influenza de lado, achando que a gripe é uma doença banal. Mas isso não é verdade, ela pode levar à internação e à morte. Precisamos que a população procure os postos de vacinação para que fique protegida, principalmente esses grupos vulneráveis, como idosos, crianças e profissionais de saúde.???
Entre os grupos convocados, o diretor destaca a preocupação com a baixa cobertura de alguns deles. ???Gestantes e puérperas, além dos trabalhadores da educação estão com a cobertura vacinal baixa.??? O grupo dos idosos atingiu 52% de imunização, enquanto apenas 19,7% das crianças de 6 meses a 4 anos. tomaram a vacina contra a gripe. ???Não tem sentido os pais não levarem os filhos para vacinar.
Paulo Roberto lembra que a vacina protege contra vírus da gripe ??? a trivalente, ditribuída gratuitamente, é contra as cepas A/H1N1, A/H3N2 e a B linhagem Victoria ???, mas existem outros microorganismos que causam doenças respiratórias para os quais não há imunizantes. ???Por isso, é importante que além da vacinação, a população mantenha o distanciamento social, sempre que estiver com sintomas respiratórios ficar em casa e usar máscara para evitar transmissão daquele quadro para outras pessoas. Isso faz parte das medidas de controle destes quadros respiratórios.???

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia