Ademi manifesta apoio a projeto de lei que altera cobrança do ITIV em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A diretoria do Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) demonstrou apoio ao projeto de lei nº 58/2022, que recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara de Salvador. A matéria pretende alterar a cobrança do Imposto sobre a Transmissão de Intervivos (ITIV), cobrado pelo município (veja aqui).

A decisão da diretoria da entidade foi tomada na reunião realizada nesta segunda-feira (23). A Ademi julgou a possível mudança como “um grande avanço”, uma vez que o Código Tributário do Município passa a considerar a decisão pelo Supremo Tribunal de Justiça e beneficia principalmente o contribuinte.

“Aguardamos agora a pacificação desse entendimento na votação do plenário: que o imposto deve ter como base de cálculo o valor da venda do imóvel e não o valor de avaliação dado pela prefeitura, ao tempo que se faz necessário também, declarar nulo a exigência de recolhimento do ITIV por conta da cessão de direitos”, afirma o documento que formaliza o apoio.

A proposição recebeu a chancela positiva da CCJ na terça-feira da semana passada (17). O projeto é de autoria do vereador Edvaldo Brito (PSD). Ele agora deve seguir para a votação no plenário.

A alteração, conforme o entendimento, é de que o imposto deve ter como base de cálculo o valor da venda do imóvel e não o valor de avaliação dado pela prefeitura.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carnaval de SP terá show de Ivete Sangalo em bloco de rua pela 1ª vez

Ivete Sangalo fará sua primeira apresentação em um bloco de rua do Carnaval de São Paulo, conforme anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes. O...

Muricy Ramalho explica motivo de ter deixado cargo no São Paulo; veja

Nesta sexta-feira (23/1), Muricy Ramalho deixou o cargo de coordenador de futebol do São Paulo Futebol Clube em comum acordo com o...

Médico e ex-secretário de saúde, Jorge Solla elogia MEC e afirma que OAB da Medicina “não é a solução”

Médico e deputado baiano Jorge Solla elogiou o MEC pela realização do Enamed e afirmou que a pressão pela criação da “OAB da...