Como será se novas pesquisas mostrarem Doria crescendo?

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Quanto o MDB estaria disposto a gastar com a campanha da senadora Simone Tebet (MS) à presidência da República?

Há dois meses, em conversa com um amigo em Brasília, Baleia Rossi (SP), líder do MDB na Câmara, disse que a verba reservada por lei para financiar eleições de mulheres seria gasta com uma eventual candidatura de Simone, e nem um tostão a mais.

Não é pouco, mas convenhamos que não basta. Primeiro, porque o MDB terá mulheres como candidatas em várias partes do país. Portanto, toda a verba não poderia caber apenas a Simone. Segundo, porque eleição presidencial é coisa cara, muita cara.

??quela altura, Rossi já apostava numa aliança com o PSDB. Se fechada formalmente, e para isso seria preciso remover a candidatura de João Doria, uma boa fatia do fundo partidário do PSDB ajudaria a pagar os custos da campanha de Simone.

Aqui está o nó. Doria foi removido, o PSDB admite apoiar Simone, mas a maioria do partido não quer saber dessa história de abrir mão de dinheiro para que a candidata do MDB se eleja presidente. Que o MDB dê um jeito de arcar sozinho com os custos.

Bons tempos os das campanhas financiadas por empresas e caixa dois. O financiamento, agora é público. Não significa que por debaixo do pano a valiosa contribuição empresarial tenha deixado de existir, muito menos o caixa dois, mas é sempre arriscado.

A Faria Lima, coração das fortunas do país, está empolgada com a possibilidade da candidatura de Simone. Doria foi mandado às favas porque não decolou nas pesquisas de intenção de voto. Nem por isso morreu o sonho de um candidato nem Lula, nem o outro.

Quando quer, a Faria Lima é generosa. A pergunta de milhões de dólares é: ao contrário de Doria, Simone conseguirá alçar voo? Desperdício de dinheiro não é a especialidade de quem o acumula. As próximas pesquisas darão uma ideia do potencial de Simone.

A nova pesquisa Datafolha, a ser divulgada amanhã à noite, ainda trará o nome de Doria porque assim foi registrada na Justiça Eleitoral. Seria curioso se Doria aparecesse com um percentual maior de votos do que teve na anterior, e Simone bem atrás.

O post Como será se novas pesquisas mostrarem Doria crescendo? apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Romeu Zema nega fragmentação da direita e faz projeção de 2° turno: “Mais candidatos significa mais votos”

O governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), negou que a direita esteja “fragmentada” para a disputa...

Irmão de Toffoli deu poderes para advogado da J&F o representar em reuniões do Tayayá

O engenheiro eletricista José Eugênio Dias Toffoli, irmão do ministro do STF, assinou uma procuração em fevereiro de 2025 autorizando o advogado Paulo...

Clássico Mineiro: Galo tenta quebrar tabu contra Cruzeiro na Arena

Atlético-MG x Cruzeiro se enfrentam neste domingo (25/1), às 18h, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro. Fique ligado e compartilhe nos comentários o seu...