Pesquisa a 4 meses da eleição não determina nada, mas assusta Planalto

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26/5), a quatro meses da eleição de outubro, em que Lula aparece 21 pontos à frente de Bolsonaro, é um retrato deste momento e não há certeza de que, daqui até lá, a distância entre Lula e Bolsonaro permaneça assim.

A pesquisa, que ouviu 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, tem uma margem de erro de 2%, bem menor do que os levantamentos divulgados quinzenal ou semanalmente, como Ipespe, Quaest ou Ideia. Essas últimas são pesquisas feitas por telefone e com uma amostra menor, com geralmente entre 1.000 e 1.500 brasileiros ouvidos ??? daí terem margens de erro em torno de 3%.

Essas características, embora aumentem a chance de a Datafolha ser mais fidedigna da realidade do que as demais, não determinam nada. Bolsonaro pode se recuperar, Lula pode voltar a errar etc.

Mas a notícia assusta o Planalto de qualquer forma, por mostrar uma realidade muito diferente da pintada por aliados como Ciro Nogueira, que tem falado em vitória no primeiro turno. Assustado, Bolsonaro tende a querer esquentar ainda mais a temperatura da crise política que há quatro anos alimenta dia e noite.

Neste Diagnóstico, falo sobre esses pontos e analiso como esses números, se confirmados em outubro, se refletirão numa eventual adesão ou rejeição da população ao discurso de questionamento das urnas.

 

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui. Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

O post Pesquisa a 4 meses da eleição não determina nada, mas assusta Planalto apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NFL e governo dos EUA firmam parceria para diplomacia internacional

Neste 29/1, a NFL e o Departamento de Estado dos EUA assinaram um memorando de entendimento para formalizar uma parceria público-privada de diplomacia...

Wagner Moura defende democracia brasileira e cita país como inspiração para os EUA em meio a crise global

Wagner Moura, ator baiano que ganhou projeção internacional com o filme O Agente Secreto, voltou a falar de política em entrevistas pré-Oscar, oferecendo...

Balconista planeja assalto à padaria onde trabalha e acaba presa

Uma balconista de 20 anos foi presa na madrugada desta quinta-feira (29/01), suspeita de planejar o roubo da padaria em que trabalha, na...