Ciro sobre Bolsonaro e Lula: ‘Comportamento fascista, roubalheira’

Publicado:

Pré-candidato à Presidência da República nas eleições gerais deste ano, em outubro, Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta terça-feira (31/05) que Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), dois possíveis rivais na disputa, têm semelhanças. Entre elas, o pedetista citou: “Gabinete do ódio, comportamento fascista, roubalheira, corrupção”.
A resposta se deu ao abordar o modelo de governança do Brasil, ao menos, nos últimos 12 anos. Além de Lula, que presidiu o país de 2003 a 2010, e Bolsonaro, atual presidente, Fernando Henrique Cardoso, presidente entre 1998 e 2002, foi criticado.
“Negociar é um elemento central da democracia. Eu sou um democrata, não sou candidato a ditador nem candidato a imperador do Brasil, e negociar, já abro um parênteses, com quem quer que o povo eleja. Eu não tenho nenhuma dificuldade em dialogar com pessoas diferentes de mim, mesmo esses que eu cito exemplarmente como elemento, não estou atacando particularmente ninguém, estou mostrando que a governança política do Bolsonaro, do Lula e do Fernando Henrique é rigorosamente a mesma, rigorosamente a mesma, sendo pessoas diferentes, embora as práticas sejam cada vez mais iguais”, afirmou.
“Gabinete do ódio, comportamento fascista, roubalheira, sabe, corrupção. Tudo isso, infelizmente, é um traço comum do Bolsonaro e do Lula. Se o Lula está no campo da democracia, e evidentemente está, e o Bolsonaro está no campo da não-democracia, isso faz uma diferença importante, mas o resto é tudo igual. E eu quero mudar o país para o futuro”, complementou Ciro, que foi ministro da Integração Nacional de 2003 a 2006, durante o primeiro mandato de Lula.
As eleições gerais de 2022, que escolherão entre outros agentes políticos o presidente da República pelos próximos quatro anos, acontecem em 2 de outubro. Caso seja necessário segundo turno, ele será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Disparam denúncias de assédio moral no serviço público do DF

Os casos de assédio moral no serviço público do Distrito Federal têm chamado atenção, principalmente por sua natureza abusiva e repetitiva....

Projetos tentam legalizar gás-pimenta como o usado por estudante morta

A morte de uma jovem de 20 anos na zona leste de São Paulo, após usar um spray de gás-pimenta contra assaltantes, reabriu...

CAC que matou ex na frente da filha tem pena reduzida em 17 anos

Quase um ano após ser condenado a 43 anos e 18 dias de prisão pelo assassinato de sua ex-mulher, Paulo Roberto Moreira Soares...