Cia de Teatro da Ufba faz exposição sobre genocídio e encarceramento do povo negro

Publicado:

Questionar e combater a política de genocídio e superencarceramento da população negra no Brasil e, em particular, na Bahia é o objetivo da exposição ???Eguns Dançam entre Necro&Ikupolíticas: encruzilhadas poéticas entre vídeo e performance???, promovida pela Cia de Teatro da UFBA.

Desde a última segunda-feira (2) está assentada uma encruzilhada poética na Galeria do Goethe-Institut Salvador e seguirá disponível para visitação até o dia 4 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 17h, com entrada gratuita.

CONHE??A O CORREIO AFRO

A exposição é composta por dez videoperfomances, distribuídas por três galerias e envolve mais de 20 artistas. O projeto foi um dos últimos aprovados pelo maestro Letieres Leite, poucos dias antes de sua morte. 

???Quem for terá a experiência de imersão no universo religioso afro-brasileiro, através das videoperformances criadas nos últimos meses pela Cia de Teatro da Ufba, registradas em Salvador e Itaparica a partir de vozes de Eguns (espíritos dos mortos) vítimas da necropolítica. Algumas vozes serão transmitidas de forma digital, através de qrcode e também da internet???, disse o diretor artístico, Stenio Soares.

Em 40 anos de existência, esta é apenas a terceira vez que a Cia de Teatro da UFBA é dirigida por um aquilombamento artístico negro, sendo, desta vez, composto pelos professores negres Alexandra Dumas, Evani Tavares, Stenio Soares e discentes negres dos cursos de graduação da Etufba. 

O texto ???9 Eguns Dançam entre Necro Iku políticas” é um texto escrito pela crítica literária Denise Carrascosa (professora do ILUFBA), baseado em Dramaturgia AfroRitual. ????? a primeira vez na história desta companhia teatral que uma mulher negra escreve a sua dramaturgia???, contou Stenio. 

A exposição se trata do terceiro ato do processo artístico-filosófico iniciado com o Seminário Abolicionismo e Artes, que contou com a presença de pensadores e artistas como Angela Davis, Gina Dent, Carmem Luz e ??ngelo Flávio.

Nesta poética dos Ventos de Denise Carrascosa, regida pelo fogo musical de Letieres Leite (in memoriam) e nutrida pela Direção Artística das Águas de Stenio Soares, dançam Nadir Nóbrega, Fabrício Mota, Lazzo Matumbi, Gabi Guedes, Leonardo Luz, Alberto Pitta e muitas outras almas de força artística ancestral compostas por artistas-pesquisadores e estudantes da ETUFBA.

Algumas obras de Letieres foram adaptadas pelo músico e historiador Fabrício Mota e incorporadas para composição da trilha sonora. Parte dos figurinos é assinada pelo artista plástico Alberto Pitta, criador do Cortejo Afro.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nikolas reclama de “psicopatas no poder” em vídeo sobre Lula e Moraes

Na noite de domingo, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez um desabafo impactante nas redes sociais, direcionando suas críticas ao presidente Luiz...

Motociclista morre após ser atingido por carro em rodovia de Guaratinga

Na noite de sexta-feira, 18 de julho de 2025, uma tragédia sacudiu Guaratinga. Cristiano de Jesus Machado, um motociclista de 38 anos, perdeu...

Personalidades se despedem de Preta Gil com homenagens através das redes sociais

Neste domingo, 20, artistas e personalidades emocionaram-se nas redes sociais em homenagem à Preta Gil, que faleceu aos 50 anos. Coincidentemente, sua partida...