Ciro ataca pré-candidato do PDT em Minas e presidente estadual renuncia

Publicado:

O deputado federal Mário Heringer, presidente do PDT em Minas Gerais, pediu para deixar o comando do partido. A decisão, comunicada nesta sexta-feira (27/5), ocorre menos de um dia após o presidenciável Ciro Gomes criticar, publicamente, o pré-candidato pedetista ao governo mineiro, Miguel Corrêa. Ciro chegou a afirmar que Corrêa não vai participar da disputa estadual.

Segundo apurou o Estado de Minas, a resistência pública de Ciro a Corrêa fez com que Heringer se sentisse desautorizado a comandar o PDT em Minas. Ele, então, comunicou o presidente nacional trabalhista, Carlos Lupi, sobre a intenção de renunciar.

“Vou continuar votando em Ciro, pois acho que ele tem o melhor projeto para o Brasil. Vou pedir votos, mas notifiquei o partido sobre minha intenção de deixar a presidência”, disse o parlamentar, ao EM.

Ex-deputado federal de larga trajetória no PT, Miguel Corrêa se filiou ao PDT em março deste ano. Ele foi lançado pré-candidato em Minas para ser o palanque de Ciro no estado.

Os bastidores pedetistas entraram em ebulição após entrevista do presidenciável à “CNN Brasil”. Enquanto falava sobre pré-candidatos regionais do PDT que têm simpatia a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro não poupou palavras ao tratar de Corrêa.

“Esse cidadão que se apresenta como candidato do PDT em Minas Gerais, não é do PDT e não será candidato. Inclusive, é inelegível, porque tem ficha suja. Não sei o que veio fazer aqui saindo ontem do PT e se filiando ao PDT. Desse falo publicamente, porque não é companheiro”, disparou.

Miguel Corrêa elogiou Lula, mas garantiu estar com Ciro

O imbróglio entre Ciro Gomes e o PDT mineiro começou após Miguel Corrêa tecer elogios públicos a Lula em uma entrevista à TV Paranaíba, afiliada da RecordTV, no último dia 9. Ele chegou a afirmar que “a vitória de Ciro é ter Lula no governo”.

“Posso afirmar que, daqueles que gostam muito do Lula – e tenho um carinho e proximidade tanto com Lula quanto com Ciro – que a vitória do Ciro é ter Lula no governo do Brasil. Quando Lula ganhou as eleições, Ciro esteve à frente de ministérios. Tenho certeza que estará novamente se for o caso do Lula vencer”, assinalou, à época.

Na semana passada, ao participar do “EM Entrevista”, podcast do Estado de Minas e do Portal Uai, Corrêa garantiu alinhamento ao presidenciável de sua nova agremiação.

“Escolhi o caminho de defesa absoluta e intransigente da candidatura do Ciro Gomes. Sem renegar o meu passado, sem dar crédito ao que eu fiz, ao que construí [no PT]”, pontuou, assegurando estar “de corpo e alma” na campanha do colega.

Quando lançou a pré-candidatura de Corrêa, o PDT ainda cogitava uma união a Alexandre Kalil (PSD). A aliança entre o ex-prefeito de Belo Horizonte e Lula, no entanto, dificulta um acordo.

A ideia dos pedetistas ao colocar o ex-deputado federal no páreo foi garantir um palanque a Ciro em Minas. Há certo trauma com a eleição de 2018, quando o presidenciável ficou sem um candidato oficial ao governo após o PSB retirar Marcio Lacerda da corrida ao Palácio Tiradentes.

Almoço com Aécio

Nesta semana, Carlos Lupi, do PDT, se encontrou com o deputado federal Aécio Neves (PSDB). Interlocutores ligados aos dois partidos afirmaram que o bate-papo, ocorrido, durante um almoço, foi em caráter de cortesia.

Fontes consultadas pela reportagem apontam que não existem tratativas para que o palanque de Ciro em Minas seja o ex-deputado Marcus Pestana, pré-candidato tucano ao governo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bia Lula diz que avô a parabenizou por vídeos contra Trump e Tarcísio

Bia Lula, a neta mais velha do presidente Lula, compartilhou em uma entrevista que seu avô elogiou os vídeos que ela criou, nos...

Moraes concentra quase 100% dos mandados de prisão em aberto do STF

Um levantamento do Metrópoles revela dados impressionantes sobre os mandados de prisão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 236 mandados que permanecem...

Cinco caciques da base de Lula jantam com pré-candidatos da direita

Na noite da última terça-feira, Brasília se tornou o cenário de um encontro inesperado: um jantar promovido por Antônio Rueda, presidente do União...