Extração de areia monazita pode movimentar mais de 100 milhões de reais em Prado e Caravelas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Energy Fuels pretende investir US$ 27,5 milhões de dólares, o que equivalente à R$ 134 milhões de reais na compra de concessões para a exploração no trecho entre as cidades de Prado e Caravelas, no extremo sul da Bahia.

A  empresa, com sede nos Estados Unidos (EUA), tem em vista a extração da monazita, um fosfato de terras raras, urânio e tório, matéria-prima importante na produção de terras raras, que são insumos para a fabricação de produtos como baterias recarregáveis, televisores, catalisadores automotivos e equipamentos de craqueamento de petróleo.

O trecho das concessões abrange uma área de 15.089,71 hectares e envolve quantidades significativas de minerais pesados, incluindo monazita, que alimentarão a cadeia de fornecimento de elementos de terras raras da Energy Fuels, nos EUA.

Mineral suldabahia
Faixa de terra entre Prado e Caravelas, com potencial de extração de areia monazítica

O projeto é um conhecido depósito de areia mineral pesada com mais de 3.300 perfurações, indicando concentrações significativas de titânio (ilmenita e rutilo), zircônio (zircão) e elementos de terras raras (monazita ).

O potencial da área é fornecer cerca de 3mil a 10mil toneladas por ano de concentrado de areia de monazita (dependendo das taxas de produção), juntamente com 1500 a – 5000 toneladas de óxidos de terras raras totais por ano, potencialmente por décadas.

A mineralização é superficial, o que significa que o material deve ser relativamente fácil de recuperar, usando técnicas padrão de mineração de areia de baixo custo, incluindo o uso de pás carregadeiras, escavadeiras ou dragas.

Devido ao método de sondagem utilizado, as perfurações realizadas até o momento atingem a profundidade média de apenas 5,86m, ou a profundidade média do lençol freático da região.

A empresa planeja concluir uma avaliação econômica preliminar durante o final do primeiro trimestre ou início do segundo trimestre de 2023.

Fonte: Brasil Mineral

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prado: Campeonato Municipal de Futebol 2024 começa com tudo

Futebol amador volta a movimentar a cidade com 16 times participantes O Campeonato Municipal de Futebol de Prado começou no domingo, dia 21, com dois jogos no Estádio Municipal Nailton Batista de Oliva. A competição, que reúne 16 equipes, é organizada pela Liga de Futebol de Prado e pela Diretoria de Esporte do município. O

Chuva de gols marca a segunda rodada da 6ª Copa do Café do Guarani 2024

Muitos gols da 6ª Copa Café do Guarani, na 2ª rodada realizada no último domingo (21/04). Grandes espetáculos disputados no campo, com intensos confrontos e uma atmosfera vibrante, com a presença marcante de um público entusiasmado. O embate inicial entre Águas Bela e Força Jovem,...

Reinauguração do PSF Bentizia Conceição Florêncio marca um novo capítulo na saúde pública de Rancho Alegre

O dia 19 de abril de 2024 será lembrado como mais um marco da gestão do atual prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, ao entregar a unidade de saúde da comunidade, o PSF 005 completamente revitalizado. O evento foi motivo de muito orgulho e satisfação...