FNDE prorroga prazo para renovar contratos de financiamento do Fies

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou até o dia 30 de junho de 2022, o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), simplificados e não simplificados, do primeiro semestre de 2022.ebcebc

A Portaria 312/22 com esse objetivo foi publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial da União.

A norma também prorroga até 30 de junho, o prazo para realizar a transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para solicitar dilatação de prazo para utilizar o financiamento, respectivamente, referentes ao primeiro semestre de 2022.

O processo de renovação deve ser feito por meio do sistema SisFies. O período vem sendo estendido para garantir que os estudantes possam realizar os aditamentos no período de pandemia da covid-19.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies.

A prorrogação feita pelo FNDE vale para contratos assinados até dezembro de 2017. Os contratos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm cronograma definido pela Caixa.

Fies

O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.

Já o P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Kayky Brito deixa de seguir Bruno de Luca após acidente no Rio de Janeiro

Ator, que ainda se recupera de sequelas, chamou atenção do público ao tomar ação contra apresentador oito meses após ser atropelado Montagem: Instagram/@brunodeluca/@kayky.brito Bruno foi criticado por "abandonar" Kayky após o acidente O ator Kayky Brito surpreende ao deixar de seguir o apresentador Bruno de Luca, oito meses após ter sido atropelado. O incidente ocorreu

Prime Video divulga trailer da quarta temporada de ‘The Boys’; assista

Vídeo mostrou muito sangue, ação, animais com superpoderes, personagens do spin-off ‘Gen V’ e ainda revelou a adição do ator Jeffrey Dean Morgan, de ‘The Walking Dead’ e ‘Grey’s Anatomy’ Divulgação/Prime Video Quarta temporada está programada para estrear em 13 de junho no Prime Video O Prime Video surpreendeu os fãs com um trailer emocionante

Lulu Santos, Bruce Dickinson, Tom Zé e Marília Gabriela são atrações do fim de semana em SP

Divulgação A lista de shows inclui Lulu Santos, Bruce Dickinson e Tom Zé, enquanto a peça 'A Última Entrevista de Marília Gabriela' estreia no teatro Vai ficar em São Paulo no fim de semana? De sexta-feira (3) a domingo (5), a agenda cultural da capital paulista está repleta de atrações e não faltarão opções para