A expectativa é de uma expansão de 25% do ensino técnico, que hoje conta com 1,8 milhão de estudantes em todo o país. A rede estadual de ensino mineira também estuda os novos caminhos possíveis com a portaria para ampliar sua oferta de formação profissional.
�??A habilitação das instituições vai trazer mais desenvolvimento para a educação técnica no país, tanto pela capilaridade e capacidade dessas instituições como também pela qualidade. Isso no momento em que há regulamentação do ensino médio e transformações importantes para a educação básica brasileira�?�, disse na abertura do 14º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (Cebesp).
As faculdades particulares não estão habilitadas a se tornar escolas nem a oferecer o nível médio. Elas terão a novidade na sua grade de opções a quem queira pagar pelo serviço ou ainda parceria com escolas e governos estaduais para atender a uma nova demanda do fim da educação básica: o currículo do novo ensino médio, que tem os cursos profissionalizantes como um dos itinerários de formação.
O que muda é que, agora, basta um sinal verde do MEC para a instituição oferecer em toda a sua base, inclusive no EAD, sem necessidade de consulta aos estados.
�??�? um novo mercado que se cria. Instituições com capacidade ociosa no contraturno, por exemplo, poderão oferecer o técnico subsequente ou em parceria com escolas da região�?�, avalia o presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Celso Niskier.
Minas Gerais foi o estado com o maior número de matrículas na educação profissional técnica de nível médio naquele ano, com 123.412 �?? atrás de São Paulo (427.164), Rio de Janeiro (200.242), Bahia (145.021) e Paraná (129.801).
Do total de matrículas em Minas, 56% são de estudantes que optaram pelo técnico depois de se formarem no médio.
�??O ensino técnico é adequado para esse tempo em que o jovem quer formação mais rápida. Estimamos que cerca de 400 mil vagas de emprego na área de informática não são preenchidas por falta de profissionais. A oferta será maior e há demanda para isso�?�, diz Niskier.
Segundo o anuário, o conjunto das instituições de ensino vinculadas ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é o que apresenta o maior número de matrículas (90,5%), seguido pelas instituições públicas federais (6,1%) e estaduais (3,4%).
Em 2019, o eixo tecnológico de gestão e negócios foi responsável por 34% das matrículas, sendo que 50% dessas são do Senac e 44% do Senai.
Em seguida, vêm os eixos de controle e processos industriais e de produção industrial, com 20% e 10% das matrículas, respectivamente, predominantemente vinculadas ao Senai.
A rede federal se destacou na oferta de cursos no eixo de desenvolvimento educacional e social.
Carreiras relacionadas à segurança do trabalho também estão em alta. �??Penso que a economia verde vai criar muitos empregos novos para técnicos em gestão ambiental e outras carreiras ligadas ao impacto ambiental na sociedade. Está sendo procurado pelo jovem e terá alta demanda no futuro, bem como carreiras da área de TI ligadas ao metaverso, multiplataforma, segurança cibernética e aplicações de inteligência artificial�?�, destaca Celso Niskier.
Secretaria analisa parcerias em Minas
O estado tem investido na educação profissional desde 2019. Entre cursos técnicos parciais (não concomitantes ao ensino médio) e o ensino médio em tempo integral (EMTI) profissional, são mais de 39 mil alunos matriculados atualmente.
O objetivo é oferecer aos jovens, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, aproveitando a experiência de instituições públicas e privadas e suas estruturas.
Podem participar estudantes a partir do 2º ano do ensino médio. A prioridade é para os matriculados na rede estadual de ensino. Se há sobra de vagas, elas são abertas a alunos da rede particular e a quem já se formou no médio.
As aulas têm previsão de início no segundo semestre. Além da formação técnica gratuita, o programa também ofe- rece ajuda de custo de R$ 18 por dia para custos com alimentação ou transporte.
�??�? importante ter o curso ligado ao dinamismo econômico da região. O polo de sapatos cria um curso específico de administração. No Norte de Minas, pensamos em energias renováveis. Estamos muito atentos às transformações inte- gradas ao processo de empregabilidade�?�, explica a secretária de Estado de Educação, Júlia Sant�??Anna.
Estado oferece pós aos educadores
São oferecidas 40 mil vagas em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado), gratuitos, em instituições de ensino superior públicas ou privadas, previamente credenciadas.
As formações são voltadas para professores e servidores administrativos. A Secretaria de Estado de Educação informa que são oferecidas oportunidades em cursos que dialogam com a prática dos profissionais da educação, como ensino da matemática, libras, coordenação pedagógica, educação integral, gestão pública, artes, alfabetização e letramento.
Informações sobre o catálogo de cursos e as formações disponíveis no site https://trilhaseducadores.mg.gov.br/.
O cronograma e o processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado seguirão o edital das respectivas instituições de ensino superior.
Que você achou desse assunto?