São Paulo recebe o 4º Festival Sesi de Robótica

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

São Paulo é a sede do 4º Festival Sesi de Robótica. Um dos mais importantes torneios de robótica educacional do país que depois de dois anos volta ao formato presencial.ebcebc

O evento ocupa o pavilhão da bienal no Parque Ibirapuera e reúne estudantes de todo o país que encontraram soluções inovadoras para problemas do cotidiano.

Esse ano o tema do festival é Logística e Transporte, mais de 1,2 mil estudantes entre 9 e 18 anos organizados em equipes apresentam propostas que prometem avanços para um setor muito estratégico da economia.

A Mega Menthes é um desses times. A equipe é da Escola Sesi Dourados ,de Mato Grosso do Sul, e para quem pensa que fazer robôs é coisa só para os meninos, o grupo é formado apenas por garotas com tutus azuis, as saias de tule usadas pelas bailarinas, e meiões listrados, elas apresentam uma proposta para otimizar o transporte nos caminhões.

Maria Eduarda Santos tem 16 anos e está na 2ª série do ensino médio. Ela explica o que é a prateleira inteligente modular: “Nós estivemos pesquisando e vimos que a má organização das cargas no interior dos caminhões é um dos problemas que mais trazem prejuízo pras transportadoras. E assim nós desenvolvemos um projeto que se chama Catuleiro Inteligente Modular. �? um objeto que vai otimizar Todo o espaço no caminhão, oferecer segurança pras cargas, organização e otimização do espaço.”

 As Mega Mentes vão disputar na FLL. Sigla em inglês para First Lego League Challenge. Em tradução livre, o primeiro desafio da liga Lego. Sim, são estudantes usando o tradicional brinquedo de encaixes para fazer automação de gente grande.

Outras duas modalidades integram a competição. A First Tech Challenge ou o primeiro desafio tecnológico, em que os estudantes constroem robôs mais complexos de até dezenove quilos e a F One in Schools ou fórmula um nas escolas ,em que as equipes montam escuderias para construir carros de corrida em miniatura movidos a gás carbônico. Para esta categoria o festival conta com pistas de 24 metros de comprimento para testar a aerodinâmica dos carrinhos que chegam a 80 km/h.

Os desafios da robótica exigem conhecimentos de física e matemática, técnicas de programação, mecânica, design. Mas para o diretor de operações do SESI, Paulo Moll, robótica é uma ponte para essas e outras habilidades: “Essa é a possibilidade pra você desmitificar exatamente o que é essa história, que matemática pode ser gostoso sim,  estudar ciências pode ser muito divertido. Então a robótica facilita, ela promove esse encontro das pessoas com essas habilidades.”

Uma pesquisa realizada pelo próprio Sesi mostra que a associação traz bons resultados. O estudo comparou as notas de cerca de 2,5 mil estudantes do ensino fundamental e médio. Em matemática, os alunos que participaram da competição tiveram notas cinco pontos maiores do que os que não competiram. Em ciências humanas e sociais, os alunos que participaram do torneio tiveram notas, 5% maiores. E em linguagens, o ganho foi de 4,5 %.

O quarto festival Sesi de robótica começou nessa sexta-feira e vai até domingo. O evento é aberto ao público. E a entrada é gratuita. Além das competições, também são oferecidas oficinas e uma amostra de ciência. tecnologia.

Pesquisa e Inovação Brasília 28/05/2022 – 13:47 Ana Lúcia Caldas / Beatriz Arcoverde Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional 4º Festival Sesi de Robótica sábado, 28 Maio, 2022 – 13:47 4:03

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia Civil prende terceiro integrante de quadrilha de latrocínio

O terceiro integrante de um grupo que assassinou, durante um assalto, em Vila Velha (ES), um homem de 64 anos, foi preso por policiais da 2ª Delegacia de Furtos e Roubos uma semana depois de eles receberem informações e um pedido da Polícia Civil do Espírito Santo. O homem é conhecido como “Rato” e tem

Dupla é presa com carro roubado, drogas e arma em Santa Luzia

Dois homens, de 26 e 27 anos, foram presos com uma caminhonete roubada na noite dessa terça-feira (3/10), no bairro Nossa Senhora das Graças, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Leia: Trio que não pagou passagem e tentou executar motorista é indiciado em BH Segundo o boletim de ocorrência, a dupla foi flagrada com um

Briga antiga por manga termina com homem morto a tiros em Sabará

Um homem, de 27 anos, foi morto a tiros na noite dessa quinta-feira (21/9), na linha férrea do bairro Nações Unidas, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Polícia Militar foi acionada e encontrou a esposa e o primo da vítima ao lado do corpo. Em conversa com a mulher, ela relatou que o