Senado aprova MP que reduz em até 99% dívidas do Fies

Publicado:

O Senado aprovou nesta terça-feira (24) a medida provisória (MP) 1.090/2021, que permite o abatimento de até 99% das dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A proposição, que segue para sanção presidencial na forma do PLV 12/2022, beneficia os alunos que aderiram ao Fies até o segundo semestre de 2017. 

Aqueles com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias na data da publicação da medida (30 de dezembro de 2021) podem ter desconto de 12% no pagamento à vista, ou parcelar o débito em 150 meses, com perdão dos juros e das multas. Quando o débito passar de 360 dias, podem se aplicar os descontos de 77%. Esse percentual pode chegar a 99% para os devedores inscritos no Cadastro ??nico para Programas Sociais do Governo Federal (Cad??nico).

Para aderir à renegociação de dívida do Fies, o estudante terá que procurar os canais de atendimento que serão disponibilizados pelos agentes financeiros.

Segundo o governo, o objetivo é reduzir o índice de inadimplência do Fies, que aumentou em razão da pandemia da covid-19. Calcula-se que o valor das dívidas em atraso atinja R$ 6,6 bilhões. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), há mais de 1 milhão de estudantes com atrasos superiores a 90 dias no Fies. Também de acordo com o governo, a medida não terá impacto fiscal, pois trata de débitos que são considerados irrecuperáveis.

A Lei 14.024, de 2021, havia suspendido temporariamente as obrigações financeiras com o Fies durante o período de vigência do estado de calamidade pública causado pela pandemia, reconhecido pelo Decreto Legislativo 6, de 2020.
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vídeo: relógios de luxo do prefeito de Ananindeua são apreendidos

Na manhã de terça-feira, 5 de agosto, uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) desvendou uma coleção...

Com a presença de Moraes, TSE empossa novos ministros

Em uma cerimônia marcante, realizada na terça-feira (5/8), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu as boas-vindas aos novos ministros Floriano de Azevedo Marques...

Livro sobre a história de Sobradinho terá ajuda de moradores da cidade

Sobradinho, uma das cidades serranas do Distrito Federal, está prestes a ganhar seu primeiro livro que conta a rica história da região. Celebrando...