Os Senadores aprovaram um projeto que libera a construção de linhas de transmissão de energia elétrica em terras indígenas localizadas nos estados de Roraima e Amazonas.
A proposta autoriza a instalação do chamado 'linhão' de Tucuruí, que pretende interligar Roraima ao sistema nacional de energia, passando pela terra Waimiri-Atroari.
Hoje Roraima é único estado do país que não está inserido no Sistema. O Senador Wanderlan Cardoso do PSD de Goiás defendeu que a obra vai trazer benefícios para população do estado.
O líder da minoria, Jean Paulo Prates do PT do Rio Grande do Norte liberou a bancada para apoiar o projeto, mas sob algumas condições impostas ao relator. Entre elas ouvir as comunidades indígenas previamente antes da instalação das torres.
A obra é orçada em R$ 2,3 bilhões. Serão erguidas 250 torres. Ao todo, serão 715 km de cabos de transmissão que devem passar por 122 quilômetros de terras indígenas, para interligar o estado ao sistema elétrico nacional.
A proposta agora segue para a Câmara dos Deputados.
Política Brasília 04/05/2022 – 21:48 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Kariane Costa – Repórter da Rádio Nacional Linhão de Tucuruí quarta-feira, 4 Maio, 2022 – 21:48 2:10
Comentários Facebook