Serra do Curral: Zema exonera presidente do Iepha que revelou ilegalidade

Publicado:

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), dispensou neste sábado (14/5) Felipe Cardoso Vale Pires do cargo de presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). 

A dispensa acontece quinze dias depois de o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovar o projeto de mineração na Serra do Curral da Taquaril Mineradora S.A. (Tamisa).
Em março, Felipe enviou um ofício ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) revelando que o projeto não havia tramitado pelo Iepha.
“Não passou por análise do órgão, quanto à avaliação de impacto ao patrimônio cultural, e não possui manifestação/anuência expedida por este órgão estadual de proteção???, declarou no documento.
 
Entre as condições prévias para o licenciamento ocorrer, estão os estudos e autorizações do Iepha e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 
Na decisão de hoje, publicada no Diário Oficial Eletrônico Minas Gerais, Zema também anunciou que Marília Palhares Machado vai ser a nova presidente do órgão. 
O Estado de Minas pediu um posicionamento do governador sobre o motivo da dispensa de Felipe, mas não obteve uma resposta até a publicação desta reportagem.
 
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em resposta aos EUA, Maduro vai mobilizar 4,5 milhões de milicianos

Durante um discurso televisivo impactante, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, anunciou a ativação de um plano ambicioso: a mobilização de mais de 4,5...

Governo adia decreto da TV 3.0 que inclui tecnologia americana

O discurso da modernização da TV no Brasil tomou um novo rumo. Inicialmente agendada para 19 de agosto, a assinatura do Decreto da...

Termo ‘pinguço’ usado por Michelle contra Lula é reprovado por 80% nas redes

Recentemente, as redes sociais foram incendiadas pelas declarações de Michelle Bolsonaro, que não hesitou em desferir críticas ao presidente Lula, chamando-o de “pinguço”....