TSE rejeita pedido de cassação da deputada federal Elcione Barbalho

Publicado:

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral rejeitou, nesta quinta-feira, o pedido de cassação do mandato da deputada federal Elcione Barbalho, eleita em 2018 pelo MDB do Pará.ebc.png6274584e8cba9ebc.gif6274584ebb99c

O Ministério Público recorreu ao TSE após o Tribunal Regional do estado negar a acusação de que a parlamentar teria usado indevidamente os recursos de campanha. Segundo a denúncia, a deputada transferiu para dez candidatos homens o recurso da cota de 30% que, por lei, deve ser gasto em campanhas femininas.

Em fevereiro, quando o julgamento teve início, votaram a favor da cassação o relator, ministro Edson Fachin, que foi seguido pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Após pedir vista do processo, o ministro Alexandre de Moraes retomou o julgamento nesta quinta-feira, divergindo do relator. Para o magistrado, a transferência de 56% dos R$ 2 milhões gastos na eleição fez parte de uma estratégia de realizar dobradinhas com candidatos estaduais.

Os demais quatro ministros que faltavam votar seguiram a divergência de Moraes, ficando o placar 5 a 2 a favor da deputada Elcione Barbalho. Nas redes sociais, a parlamentar agradeceu aos ministros do TSE e comemorou o resultado, afirmando que os recursos de campanha foram gastos da forma correta.

Política Brasília 05/05/2022 – 19:46 Nádia Faggiani / GT Passos Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional Elcione Barbalho Cassação TSE quinta-feira, 5 Maio, 2022 – 19:46 2:10

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS