Unidade Móvel da Defensoria realiza atendimento no Pelourinho e Paripe

Publicado:

A Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) passará por bairros de Salvador nesta primeira semana de junho, para levar serviços da instituição para os cidadãos. A primeira parada acontece no dia 1º de junho (quarta-feira) das 8 às 16h, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, em uma atividade junto ao projeto Pop Rua em Movimento. No local, a equipe vai atender pessoas em situação de rua. 
 
No dia 3, (sexta-feira), a unidade realizará seus atendimentos em Paripe, em frente a Prefeitura-bairro, no Subúrbio Ferroviário. Os atendimentos vão das 8 às 14h. A equipe da Unidade Móvel oferecerá serviços de orientação jurídica e resolução extrajudicial de conflitos apresentados pelos moradores. Além disso, dentro da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, exames gratuitos de DNA serão disponibilizados para apuração de paternidade de crianças sem registro do genitor masculino em suas certidões.
 
A itinerância na capital tem o objetivo de aproximar os serviços da Defensoria da população que mais precisa, especialmente num contexto de dificuldade econômica em que as pessoas não dispõem de recursos econômicos para custear o transporte e demais situações de vulnerabilidades.
 
Para ser recepcionado, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. A exceção é para os casos em que as pessoas buscam a Defensoria para emissão de segunda via dos documentos. Também é recomendável que as pessoas que buscam o atendimento apresentem os documentos relacionados à demanda específica para a qual buscam atendimento. No caso de exame de DNA, por exemplo, deverá ser levada a certidão de nascimento dos filhos(as) para comprovar que não existe identificação da paternidade.
 
Desde que foi Inaugurada em 2016, a Unidade Móvel já realizou mais de 100 viagens por toda a Bahia. A Unidade Móvel é um caminhão adaptado para atendimento com cerca de 12 metros e três gabinetes para atuação de defensores(as) públicos(as) e servidores(as) da DP-BA.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPF recomenda que empresa interrompa venda de ativos digitais de territórios indígenas e tradicionais

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à empresa Nemus Brasil Participações S.A, que vende ativos digitais (NFTs) de áreas da Amazônia, a interrupção da...

Conselho Nacional de Justiça prorroga prazo da pesquisa sobre assédio de discriminação no judiciário

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), agora, têm até o dia 19 de janeiro de 2023, para responder à Pesquisa...

Entendendo a Previdência: O que é seguridade social?

O modelo de Seguridade do Social do Brasil está descrito no art. 194 da Constituição Federal que a define como: “um conjunto integrado de...