Artista expõe esculturas de divindades feitas com jornal reciclado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em 2014, o artista plástico Samuel Cruz, 38 anos, sofreu um acidente de carro que o deixaria temporariamente com as mãos paralisadas. Por recomendação médica, passou então a realizar trabalhos manuais, como esculturas em papel. 

A atividade, que era uma mistura de hobby com tratamento médico, foi aprimorada com o tempo e Samuel, que se considerava um artesão até ali, hoje se identifica como artista plástico. Entusiasmou-se tanto com o trabalho manual, que está está estudando artes visuais numa universidade particular.

E os resultados dessa evolução da arte de Samuel poderão ser vistos a partir de hoje, no Cepaia (Centro de Estudos Afro-Índio Americanos), no Santo Antônio Além do Carmo, na exposição individual Santos e Orixás: Divindades em Papel. A mostra reúne obras do artista em referência a Iemanjá, Oxossi, Ogum, Santa Dulce dos Pobres e outras divindades.

Samuel já frequentou uma igreja protestante, mas hoje não segue uma religião. Mas diz ser um homem de fé. “O meu culto é prestado a Jesus Cristo, mas não tenho religião. Quando estou fazendo um orixá, percebo a conexão que existe com eles, que isso está ligado à minha ancestralidade. Existe uma força sobrenatural no momento do processo criativo”, assegura o artista.

Suas criações ainda ajudam a diminuir a quantidade de lixo, já que, na confecção de suas esculturas e quadros, ele usa papel jornal. Os outros materiais são arame, cola branca, verniz e tinta. Além disso, Samuel, com a ajuda da arte, está com o movimento das mãos recuperado e sem sequelas. Motorista profissional, ele já pode novamente se dedicar ao trabaho.

“Tive paralisia nas mãos e encontrei o tratamento através da arte. Na medida em que eu produzia, recuperava os movimentos e os ia resgatando sem nem perceber”, revela Samuel, que hoje divide as mãos entre o volante e a arte.

SERVI??O

Artista: Samuel Cruz
Exposição: Santos e Orixás: Divindades em papel
Data: Hoje (3) a 4 de julho de 2022
Local: Centro de Estudos Afro-Índio-Americanos (Cepaia)
Endereço: Rua do Passo, n. 4, Santo Antônio Além do Carmo. Centro Histórico 
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem é “PV”, policial civil morto durante tentativa de assalto no Rio

Comissário Paulo Vítor Silva Heitor, 40 anos, conhecido entre colegas como PV, da Polícia Civil do Rio (PCERJ), lotado na Delegacia de Roubos...

PM persegue e troca tiros com suspeitos após tentativa de homicídio em povoado de Ibirapuã

Ibirapuã registrou uma tentativa de homicídio, seguida de perseguição e tiroteio entre ocupantes de um veículo e a Polícia Militar, no povoado de...

PM desaparecido: corpo encontrado vestia uniforme da Polícia Militar

O corpo encontrado em um sítio em Embu-Guaçu, na região metropolitana de São Paulo, vestia um uniforme de educação física da Polícia Militar (PM)....