Dia dos Namorados em BH: casais devem investir em média R$ 200 no presente

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???O amor está no ar???, e por isso, no dia 12 de junho, os namorados pretendem gastar mais no presente este ano. De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), os casais devem investir em média R$ 200, comprando apenas um item em 94,6% dos casos. O valor é 42% a mais do que o registrado no ano passado, que era de R$ 140,87. O levantamento foi realizado entre 9 e 23 de maio.

 

 

A pesquisa conseguiu dados sobre quem pretende gastar mais. As mulheres devem desembolsar, em média, R$ 175, e os homens, R$ 143,33. 

Além do valor médio que vão gastar, a pesquisa apurou que mais da metade dos namorados (53%) pretendem presentear no dia 12. Por isso, pelo menos R$ 2,13 bilhões devem ser injetados na economia de Belo Horizonte. 

O levantamento da CDL/BH aponta que as compras em lojas físicas devem registrar um crescimento de 8,7% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Já o e-commerce pode crescer 5%. 

Apesar da retração de compras no ano passado, em 2022, os lojistas estão animados com o Dia dos Namorados. A pesquisa indicou que 72% dos lojistas estão animados com as vendas, sendo que 68% acreditam que será melhor e 4%, muito melhor. 

Roupas e sapatos lideram as intenções de compra

Segundo levantamento da CDL/BH, os itens de maior procura são roupas (36,9%), seguido de sapatos (17,7%). Para as mulheres, os presentes devem priorizar roupas (65%) e sapatos (35%). Já para os homens, a preferência para presentear seriam chocolates (50%), acessórios ( 33,3%) e flores (16,7%). 

Além de roupas e sapatos, os itens de maior procura são: 

  • Cosméticos ??? 13,1%

  • Acessórios ??? 7,7%

  • Bombons ??? 6,2%

  • Flores ??? 5,4%

  • Bebidas – 1,5% 

  • Livros – 10,1% 

  • Material esportivo 0,8%

  • Cesta de presentes 0,8%

  • Bolsa/malas/mochilas 0,8%

  • Não sabem – 7,7%

Forma de pagamento

A maioria dos entrevistados (86%) na pesquisa argumenta que pretende pagar à vista, para não gerar dívidas futuras. Depois do pagamento à vista, as outras formas de pagamento são, respectivamente: 

  • Cartão de débito: 22,7% 

  • Dinheiro: 18,8% 

  • 13,3% dos consumidores devem optar pelo pagamento parcelado no cartão de crédito,  com média de duas a três parcelas.  

  • Transferência eletrônica (PIX, Ted ou Doc): 3,1% 

  • Boleto: 1,6% 

Preferência pelo ???bom e barato???

Os principais fatores que influenciam as compras dos namorados, são o bom preço com qualidade  e fácil acesso ao local de compra.  

 

  •  Preço: 20% 

  •  Conforto e acessibilidade: 29,3% 

  •  Proximidade do estabelecimento à residência: 19,2% 

  •  Proximidade do estabelecimento ao local de trabalho: 7,7% 

  •  Diversidade de lojas próximas: 8,5% 

  •  Confiança: 8,5% 

  •  Segurança: 6,9% 

Em contrapartida, os fatores que podem atrapalhar as compras na data são: atendimento ruim (57%), preço alto (20%) e lojas cheias (10%).

Compras em lojas físicas 

O levantamento da CDL/BH aponta que as compras em lojas físicas devem registrar um crescimento de 8,7% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Já o e-commerce pode crescer 5%. Shoppings centers,lojas de rua no bairro e lojas de rua no Centro da capital estão entre os preferidos.

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, alerta os lojistas para um maior crescimento das compras próximo à data. ???Tradicionalmente o consumidor brasileiro tem o costume de realizar suas compras  próximo às datas. Por isso, é fundamental que os lojistas estejam preparados para um  aumento do fluxo de compradores na próxima semana, especialmente aos sábados,quando a maioria das pessoas têm maior disponibilidade de ir às compras???, explica. 

Encontro para comemorar a data

Para os casais que escolhem passear na data ao invés de comprar um presente, o levantamento médio da CDL/BH mostra que o gasto médio será um pouco mais alto, cerca de R$ 233. A celebração tem destinos variados: 

  • Jantar em restaurante: 34% 

  • Almoço em casa: 29% 

  • Cinema/Teatro: 13% 

  • Almoço em restaurante: 12% 

  • Motel: 5% 

  • Hotel/Pousada: 2% 

  • Lanchar fora: 2% 

  • Viagem: 2% 

* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.  

 

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