Lira afasta deputado do PT para devolver mandato a parlamentar cassado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acatou decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), e afastou, nesta sexta-feira (3/6), o deputado Márcio Macêdo (PT) do cargo. O petista ocupava cadeira de deputado eleito pelo Sergipe no lugar de Valdevan Noventa (PL), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e posteriormente devolvido por Nunes Marques. A medida foi publicada no Diário Oficial.
Em razão da perda do cargo, o PT apresentou, nesta tarde, um recurso ao STF, questionando a decisão de Nunes Marques, que devolveu o mandato do parlamentar cassado por abuso de poder econômico e compra de votos na campanha eleitoral de 2018.
Na avaliação do partido, a decisão ???atenta contra os preceitos processuais e, gerará grave lesão à ordem pública???. No mesmo dia em que devolveu o mandato ao deputado bolsonarista, o ministro também estendeu a medida a outro parlamentar cassado: Fernando Francischini (União-PR).
Ao decidir pelo devolução do mantado, o ministro afirmou que, em ano eleitoral, existe ???risco de dano de difícil ou impossível reparação??? uma vez que o acordão do julgamento do TSE, feito em abril deste ano, ainda não teria sido publicado.
Mais sobre o assunto Política PT recorre ao STF de decisão que devolveu mandato a bolsonarista Justiça Nunes Marques devolve mandato de cassado do PL por abuso de poder Política Bolsonaro elogia Nunes Marques por devolver mandato a deputado Brasil Moraes rebate Nunes Marques: quem espalhar fake news será cassado Desta forma, de acordo com o magistrado, a defesa do parlamentar teria sido impedida de apresentar recurso contra a decisão. Em 17 de abril, a Corte do TSE confirmou a cassação e a inelegibilidade de Valdevan retificando decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE).
Valdevan Noventa foi condenado por ???captação e gasto ilícito de recursos mediante depósitos de valores de origem não identificada???. O relator no TSE, ministro Sérgio Banhos, afirmou que o abuso de poder foi ???robustamente demonstrado nos autos, não restando dúvida de que houve a irrigação de recursos ilícitos, não declarados e de fontes vedadas na campanha eleitoral do parlamentar, em desconformidade com a legislação vigente???.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post Lira afasta deputado do PT para devolver mandato a parlamentar cassado apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cruzeiro relembra conquistas em comemoração aos 105 anos de fundação

Nesta sexta-feira, 2 de janeiro, Belo Horizonte celebra os 105 anos do Cruzeiro, fundado em 1921 como Società Sportiva Palestra Italia. A equipe...

Incêndio na Suíça; identificação de corpos é extremamente difícil

Na madrugada de Ano Novo, um incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, na Suíça, interrompeu as festas e deixou um saldo devastador....

Réveillon de Lula teve helicóptero e fogos do Forte de Copacabana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou o Réveillon de 2025 para 2026 no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, acompanhado...