Livro reúne relatos de parto sem dor

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Lançamento A jornalista e empresária Fernanda Carvalho conheceu o  ginecologista e obstetra Gerson de Barros Mascarenhas em 2005, quando já tinha 90 anos e quatro antes de sua morte. A aproximação, além da influência na vida pessoal, fez com que Fernanda escrevesse o livro  A Luz da Maternidade, Relatos de Parto Sem Dor Conduzidos por Gerson de Barros Mascarenhas (Editora Inverso, R$ 44 (234 páginas), que tem lançamento presencial  nesta quarta-feira (8), às 18h, na livraria Escariz do Shopping Barra. 

???Toda mulher enfrenta o medo do parto. As mulheres que foram atendidas por Dr. Gerson tiveram histórias diferentes para contar. Apesar de eu não ter sido paciente, aprendi com ele o método do parto sem dor???, afirma Fernanda Carvalho, 44 anos. Ela conheceu o médico há  19 anos, quando estava grávida do seu primeiro filho. ???Ele não fez o parto dos meus filhos, mas marcou definitivamente a chegada de Lucca e João Pedro ao mundo???. 

Ela explica que no método psicoprofilático, adotado pelo especialista, a base é o conhecimento. E que nas décadas de 1960 e 1970 o Dr. Gerson já realizava reuniões com suas pacientes, para esclarecer todas as dúvidas que giram em torno do momento do parto. Segundo Fernanda, ela deixava as mulheres seguras para entender que o parto era um ato fisiológico e que podiam fazer com que aquele processo não fosse doloroso, aplicando exercícios de relaxamento e técnicas de respiração.

Para a jornalista, o médico se diferenciava dos obstetras da época não só pelo parto sem dor, mas pela sensibilidade na atuação: ???Dr. Gerson exercia a medicina como uma religião, uma devoção missionária, em prol do alívio do sofrimento das pessoas???, conta.

Além da destacada trajetória profissional, Gerson Mascarenhas lutou pelo respeito à vida também na cena política. Acusado de comunista, ele foi preso na ditadura e defendido, à época, por Irmã Dulce, que tinha convocado o médico espírita para ser diretor do seu hospital filantrópico. ?? frente da Associação Bahiana de Medicina, deu importante contribuição para o movimento de renovação médica no estado. Amanhã, às 18h, na Livraria Escariz (Shopping Barra).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vídeo falso tenta ligar Renato Aragão a agressão e família reage

Circulou nas redes um vídeo manipulado por inteligência artificial que simulava uma cena de violência doméstica envolvendo o humorista Renato Aragão e sua...

Dois suspeitos de tráfico morrem após confronto com a PM no bairro de Mata Escura, em Salvador

Dois homens morreram durante confronto com a Polícia Militar no bairro Mata Escura, em Salvador, na noite desta quinta-feira (22). A situação ocorreu...

SP tem Kesha, feira de adoção e mostra de cinema no final de semana

A cidade de São Paulo recebe neste fim de semana uma programação diversificada, com música, cinema, teatro e artes visuais ocupando espaços culturais...