Os símbolos do amor ao redor do mundo e seus significados reais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os símbolos do amor ao redor do mundo e seus significados reais

Ao longo dos anos, muitos símbolos diferentes foram usados para representar o amor. Embora rosas vermelhas e corações sejam os ícones mais populares desse nobre sentimento, há muitas outras referências românticas que se tornaram famosas em culturas distintas ao redor do mundo.

Na galeria, conheça os símbolos do amor e os seus verdadeiros significados!

©

Shutterstock

Maçã – A maçã tem sido usada como representação do amor, desejo e tentação em muitas culturas.

© iStock

Maçã – A maçã é associada à Vênus, deusa romana do amor, e à história bíblica de Adão e Eva.

© Shutterstock

Maçã

Já os celtas relacionaram a maçã ao desejo, enquanto os deuses da mitologia nórdica comiam maçãs douradas para permanecerem jovens e imortais. Curioso, né?

© iStock

Pombos – Na tradição cristã, dois pombos juntos são símbolo de fidelidade e castidade no casamento.

© Shutterstock

Pombos – A deusa grega do amor, Afrodite, geralmente é retratada com pombas ao seu redor.

© iStock

Trevo – Tradicionalmente um símbolo da Irlanda, a importância do trevo tem suas raízes na lenda de São Patrício. As folhas simbolizam a Santíssima Trindade cristã.

© iStock

Trevo – ?? considerado um símbolo do amor e da esperança. Alguns casais usam o trevo no dia do casamento para ter sorte na união.

© iStock

Concha – A natureza protetora da concha torna um símbolo perfeito para o amor.

© iStock

Concha – A famosa pintura de Sandro Botticelli, ‘O Nascimento de Vênus’, retrata a deusa romana do amor emergindo do mar em pé sobre uma concha.

© Shutterstock

Cupido – Na mitologia romana, Cupido é o filho da deusa do amor, Vênus, e do deus da guerra, Marte. Cupido é o deus do desejo, da atração e do amor erótico.

© iStock

Cupido – Cupido é geralmente descrito como um menino gordinho com um arco e flecha, que ele usa para fazer as pessoas se apaixonarem. Ele também é retratado com uma venda nos olhos.

© iStock

Cupido – A maioria dos deuses da mitologia grega foi adotada pelos romanos. Aliás, sabia que o Cupido é conhecido como Eros na mitologia grega?

© Shutterstock

Rosas vermelhas – Rosas são associadas ao amor e paixão. As vermelhas são geralmente dadas aos namorados e companheiros em ocasiões especiais.

© iStock

Rosas vermelhas – Mas você sabia que a ligação entre rosas e amor remonta às mitologias grega e romana? Essa flor é associada à Afrodite, deusa grega do amor, e Vênus, a divindade romana que simboliza também esse belo sentimento.

© Shutterstock

Rosas vermelhas – Anos depois, o cristianismo usou rosas como símbolo da virtude da Virgem Maria. A clássica rosa vermelha foi popularizada por muitos autores lendários, incluindo Shakespeare e Gertrude Stein. Séculos depois, as rosas continuam sendo um dos símbolos mais populares do amor.

© iStock

Cruz Ansata – Este antigo símbolo egípcio é também conhecido como a chave da vida. ?? usado para representar a vida e a imortalidade.

© iStock

Cruz Ansata – A cruz Ansata também é conhecida por ser um símbolo de fertilidade. Diz-se que o laço está associado ao útero de uma m u l h e r.

© iStock

Cisnes – Os cisnes são considerados símbolos do amor nas mitologias grega e romana.

© iStock

Cisnes – Os pescoços dos cisnes fazem a forma de um coração quando unidos. Essas aves também são conhecidas por supostamente ficarem juntas para sempre, quando encontram a sua cara-metade.

© iStock

Coração – Nada melhor representa o amor romântico do que um coração. O coração simboliza o centro de todas as emoções nos seres humanos, incluindo o amor.

© iStock

Coração – O formato do coração foi usado pela primeira vez para retratar o amor em uma ilustração do século XIV de um poema do italiano Francesco Barberino, intitulado ‘Documenti d’amore’.

© iStock

Coração – Anos mais tarde, uma tapeçaria do século XV chamada ‘Le don du Coeur’ (‘O presente do coração’ em português) mostrava um homem segurando um coração. O símbolo continua a ser usado até hoje como uma metáfora para o amor.

© iStock

Nó Celta

O nó do amor é um símbolo de amor celta. Seu padrão interligado simboliza a união entre dois amantes.

© Shutterstock

Nós do amor – Estes dois tipos de nós também simbolizam o amor e afeição.

© iStock

Nós do amor – Os nós são frequentemente associados à união e ao amor eterno.

© Shutterstock

Anel de Claddagh – A peça tem um design único e marca uma clássica história de amor de um casal de irlandeses.

© Shutterstock

Anel de Claddagh – O anel de Claddagh simboliza amor, amizade e lealdade.

© Shutterstock

Folha de bordo (ou de acer) – Na China e no Japão, uma folha da árvore acer (seu nome científico) é usada para representar os amantes. Também faz referência à beleza.

© Shutterstock 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mitos e Verdades sobre Leucemia, Linfoma e Mieloma

A campanha Fevereiro Laranja tem como objetivo desmistificar conceitos equivocados e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças que afetam o...

Alimentação pode afetar bem-estar emocional e até piorar crises de ansiedade

Nos últimos anos, tem crescido a compreensão de que a alimentação desempenha um papel crucial em nossa saúde mental. A nutricionista Juliana Saldanha,...

Anya Taylor-Joy brilha na Semana da Moda de Nova York; veja

A Semana da Moda de Nova York é um dos eventos mais aguardados no mundo fashion e teve início nesta quinta-feira (6), se...