Moro após ter candidatura barrada em SP: ‘A gente não vai ficar de fora’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) declarou nesta quarta-feira (8/6), em um hotel na região Centro-Sul de Belo Horizonte, que não vai desistir da eleição de 2022.

Este foi o único evento não cancelado pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro (PL) após decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O parecer da corte invalidou a troca de domicílio eleitoral dele de Curitiba (PR) para a capital paulista.

“A gente não vai ficar fora dessas eleições. A gente vai precisar de gente boa no Congresso, nos governos estaduais e nas assembleias”, disse.

A fala do ex-juiz aconteceu durante um evento com cerca de 50 apoiadores para o lançamento do Movimento Organizado República e Ordem (MORO). O grupo pretende lançar candidatos próprios em vários estados, incluindo Minas Gerais.

“Estamos analisando a partir da decisão de ontem. Tenho várias alternativas a serem seguidas e queremos fazer algo bastante seguros dos passos a serem caminhados”, declarou.

Moro, que daria entrevistas ao Estado de Minas e a rádios da cidade, cancelou as conversas justificando precisar avaliar as mudanças no cenário político antes de retomar os contatos com a imprensa. O ex-juiz também adiou uma palestra que daria na capital mineira.

“Se nosso objetivo agora está complicado e distante, vamos dar um ‘recompasso'”.

A decisão do TRE-SP impede que Moro tente ser deputado federal ou senador por São Paulo. Ele pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, volta a valer o registro residencial de Moro em solo paranaense.

Futuro de Moro está indefinido

O recurso que deu origem à decisão negativa a Moro foi impetrado pelo PT paulistano. O argumento foi que o ex-juiz não possui nenhum vínculo profissional na cidade, e que teria apresentado o endereço de um hotel como comprovante de residência.

“Recebi surpreso a decisão do TRE de São Paulo na ação proposta pelo PT. Nas ruas, sinto o apoio de gente que, como eu, orgulha-se do resultado da Lava-Jato e não desistiu de lutar pelo Brasil. Anunciarei em breve meus próximos passos. Mas é certo que não desistirei do Brasil”, afirmou ele, ontem, pelo Twitter.

Moro ensaiou uma candidatura presidencial pelo Podemos. No União Brasil, partido para o qual se mudou no fim de março, o nome ao Palácio do Planalto é do deputado federal Luciano Bivar (PE). Por isso, é cotado a concorrer ao Senado ou à Câmara dos Deputados.

Embora não tenha tratado diretamente das possibilidades que tem caso não consiga o recurso junto ao TSE ou decida não tentar reverter a decisão, Moro pode, segundo “O Estado de S. Paulo”, disputar a vaga paranaense de senador.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Japão aprova reativação da maior usina nuclear do mundo

O Japão deu um passo decisivo para permitir que a maior usina nuclear do mundo retome as operações, quase 15 anos após Fukushima,...

Ações da Havaianas registram queda após polêmica em campanha publicitária com Fernanda Torres

Ações da Havaianas caem após polêmica com Fernanda Torres. A Alpargatas (ALPA3) registrou baixa de preço após críticas nas redes sociais a uma...

Veja momento em que político é preso por assassinato de vereador

O suplente de vereador em Magé, na Baixada Fluminense, Mário Jorge Soares Gentil, conhecido como Mário Gentil (Solidariedade), foi preso temporariamente nesta segunda-feira,...