Até o próximo final de semana, o litoral de Pernambuco, Alagoas e Sergipe serão os mais atingidos por fortes chuvas. De acordo com o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia ??? essa é a previsão para os próximos dias em todo o leste da região; e a chuva pode ganhar mais força no recôncavo baiano, incluindo a capital, Salvador. Nos dias mais intensos, a precipitação deve registrar acumulado acima de 60 mm/dia. 

De acordo com o Inmet, a alta umidade vinda do Oceano Atlântico, associada à passagem de frentes frias pelo litoral e águas mais quentes que o normal na superfície do mar, devem manter o tempo instável e chuvoso desde o litoral até o agreste nordestino. O período de chuvas na região costuma durar até agosto, mas este ano as condições meteorológicas estão produzindo mais precipitação do que no ano passado e do que a média histórica.
Entre esta quinta (9) e sexta-feira (10), a previsão é de ???perigo potencial??? de alagamentos e deslizamentos na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e Alagoas.
De acordo com o governo alagoano, as chuvas dos últimos dias seguem afetando o fornecimento de água na cidade de Palmeira dos Índios e pelo menos mais duas cidades.
Os municípios vêm recebendo muitos sedimentos, lama e matéria orgânica, trazidos pelas enxurradas, o que inviabiliza o tratamento da água.
O funcionamento do sistema de abastecimento responsável pelo fornecimento de 30% da água tratada na região teve que ser suspenso, enquanto durar a situação de chuvas.
Geral São Luiz – MA 09/06/2022 – 11:23 Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional Chuvas Nordeste Inmet quinta-feira, 9 Junho, 2022 – 11:23 1:21

Facebook Comments