Corpus Christi em BH: alimentos e cobertores serão distribuídos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No lugar de serragem, flores e areia colorida, entram os cobertores para acolher os que sofrem com as baixas temperaturas e alimentos para matar a fome. A festa de Corpus Christi, que se traduz pela celebração do ???mistério da eucaristia???, na quinta-feira (16/6), será diferente nas igrejas que compõem a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Festa eminentemente católica e feriado nacional, a data vai ter missas, procissões e ações de solidariedade em vez de apenas ruas enfeitadas com tapetes.

 

Na Catedral Cristo Rei, em construção na Região Norte de Belo Horizonte, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo vai presidir a missa das 10h30.

A novidade na catedral será um tapete com alimentos que serão distribuídos às famílias atendidas pela Pastoral de Ação Social da Arquidiocese de BH.

 

Em seguida à missa, serão oferecidas refeições, preparadas na catedral, a pessoas do Bairro Tupi, na Região Norte.

COBERTORES

 

Já em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, haverá um tapete com cobertores, que serão depois doados aos necessitados.

?? frente da iniciativa, está o reitor do Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, padre Felipe Lemos. Ele vai celebrar missa solene às 8h, seguida de procissão, e também às 1930, com bênção do Santíssimo.

No município vizinho de Sabará, haverá missa às 8h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, seguida de procissão, e também às 15h e 19h, dessa vez na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

SIGNIFICADO

 

A Festa de Corpus Christi é a festa do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, de acordo com informações da Arquidiocese de BH.

 

Trata-se de uma tradicional celebração católica em louvor ao mistério da Eucaristia. A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV em 8 de setembro de 1264.

Os tapetes que as comunidades fazem nas ruas, para que as procissões passem, lembram ???a caminhada do povo de Deus, peregrino em busca da Terra prometida???.

 

Os padres explicam: ???Antes, o povo peregrino que caminhava no deserto era alimentado com o maná. Hoje graças a Instituição da Eucaristia, o povo é alimentado pelo próprio Corpo e Sangue de Jesus Cristo???.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia