Ciência revela novos benefícios surpreendentes da dieta cetogênica

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um estudo recente conduzido pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, trouxe boas-novas aos adeptos da dieta cetogênica, modelo alimentar que concentra a maior parte das calorias em gorduras saudáveis. Ao contrário do que muitos pensam, esse modelo não é isento de carboidratos, mas possui menor teor do macronutriente em relação a outros.
Mais sobre o assunto Bem-Estar Jejum ou low carb? Nutróloga indica a melhor dieta para cada perfil Bem-Estar Treino em jejum emagrece mais? Entenda quando a prática é indicada Leo Dias Especialista tira dúvidas sobre jejum de Maíra criticado por Luana Nutrição Low carb: entenda a diferença entre as dietas cetogênica e Atkins A finalidade é reduzir a ingestão de açúcares, a fim de que o organismo utilize a gordura como fonte primária de energia. Dessa forma, o corpo se torna mais eficiente em converter a gordura como combustível.
Apesar de não se tratar de um modelo alimentar universal, a pesquisa revelou que essa dieta pode aumentar a longevidade por meio da maior resistência celular ao estresse.
Disponível na revista Cell Metabolism, o estudo mostra que a estratégia cetogênica oferece benefícios semelhantes ao jejum intermitente às células, incluindo tornar as células musculares mais resistentes. A pesquisa foi realizada em camundongos e foi demonstrado que, em jejum, as cobaias estavam menos propensas a sofrer danos celulares.
Estratégia pode ser ótima alternativa ao jejum intermitente De acordo com Thomas Rando, professor de neurologia em Stanford, o jejum influencia a resiliência das células-tronco musculares para que elas sobrevivam frente à privação alimentar, até que os nutrientes fiquem disponíveis novamente. Seria, então, uma opção viável e mais duradoura que o jejum intermitente.
Apesar de apresentar muitos benefícios, a dieta ideal deve ser elaborada de forma individual por um especialista, já que pode apresentar alguns efeitos colaterais durante o período de adaptação, como fadiga e deficiência nutricional, se mal gerenciada. As descobertas são promissoras, porém, mais estudos são necessários para conseguir uma resposta definitiva.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica
O post Ciência revela novos benefícios surpreendentes da dieta cetogênica apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Romário manda flores à ex de 23 anos e abre o jogo sobre reconciliação

Romário, ex-jogador de futebol e hoje senador, voltou a ocupar as manchetes ao enviar um buquê de flores para Alicya Gomes, ex-namorada que...

Obras do TCA não irão parar durante o Carnaval de Salvador: “Temos um ritmo aqui cada vez mais forte”

O Carnaval de Salvador não atrapalhará as obras de reforma e modernização do Teatro Castro Alves (TCA). O espaço, localizado em um dos...

Suécia estuda reduzir maioridade penal para 13 anos

O governo da Suécia propõe reduzir a idade mínima de prisão para crimes graves de 15 para 13 anos, com uma pena mínima...