INTS mobiliza colaboradores em campanha de doação de sangue

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Instituto Nacional De Tecnologia e Saúde (INTS), diante deste mês ser dedicado à campanha de incentivo a doação de sangue, lançou a campanha “Saúde doa Saúde” e mobilizou os colaboradores, levando um grupo ao Hemoba nesta segunda-feira (13).
 
Para a assessora de Comunicação, Marília Simões, a sensação foi de dever cumprido. “Fiquei na cadeira nove minutinhos e posso devolver qualidade de vida a outras pessoas”. 
 
“Venho trabalhando em mim há um tempo essa vontade de doar. Vir com meus colegas foi ótimo, porque um encorajou o outro. Talvez sozinha eu não viesse”, declarou Luciana Paiva, a analista de departamento pessoal do INTS, que já recebeu transfusão de sangue e plaquetas no pós-parto.
 
De acordo com dados do Ministério da Saúde, menos de 2% dos brasileiros são doadores de sangue. O índice é inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece como meta de 3% a 5% da população. Portanto, é preciso estimular que mais pessoas passem a ser doadores regulares.
 
A biomédica Allana Coelho, coordenadora operacional do banco de sangue do Hospital Manoel Victorino, destaca que os estoques nos hemocentros de todo o país estão ainda mais em baixa com a pandemia, o que impacta demais as unidades de saúde.
 
A especialista reforça que qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, acima de 50 quilos, pode doar, desde que atendam aos critérios determinados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...