OMS irá avaliar se surto de varíola dos macacos é emergência de saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, se reunirá com membros do Comitê de Emergência sob o Regulamento Sanitário da entidade para avaliar se o surto de varíola dos macacos se tornou uma emergência de saúde pública de interesse internacional, conforme comunicado realizado nesta terça-feira (14). 
 
De acordo com o portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a reunião será realizada no próximo dia 23. Até a data do encontro, a OMS espera ter concluído todas as análises referentes a doença.
 
Segundo Ghebreyesus, ficou claro que o vírus causador da doença mudou o seu comportamento em relação aos surtos passados.
 
“O surto de Monkeypox (vírus da varíola dos macacos) é incomum e preocupante. Por esse motivo, decidi convocar o Comitê de Emergência sob o Regulamento Sanitário Internacional na próxima semana”, disse o diretor-geral durante coletiva de imprensa.
 
Desde o início de maio, cerca de 1.600 casos da doença viral foram confirmados em 39 países. Entretanto, não houveram mortes registradas até o momento, mas as autoridades monitoram uma suspeita de óbito em Minas Gerais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...